Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    COP27

    Presença de Lula na COP27 indica posição proativa do Brasil, diz especialista

    À CNN Rádio, o presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental Carlos Bocuhy afirmou que país está longe de alcançar as metas ambientais

    Amanda Garciada CNN

    A grande novidade da COP27, que começa na próxima semana no Egito, será a presença do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

    A avaliação é do presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental Carlos Bocuhy.

    “O ingresso do Brasil com o presidente recém-eleito indica uma posição mais pró-ativa do Brasil, mais progressista com o atingimento de metas”, disse, à CNN Rádio.

    Segundo o especialista, o Brasil está deficitário no que diz respeito ao cumprimento das metas de redução de gases de efeito estufa.

    “O Brasil é o quinto maior emissor, e teve aumento de 12% só no último ano, muito longe do que seria desejável”, completou.

    Sobre a Cúpula do Clima como um todo, Bocuhy explicou que há “cada vez mais” dificuldades de os países-membros atingirem as metas acordadas.

    “Tem crise geopolítica global, guerra da Ucrânia, crise de energia da Europa, tensão entre Estados Unidos e Rússia”, elencou.

    Por todos esses fatores, “o que se senta à mesa não é a disposição de assumir protagonismo, mas sim a velha geopolítica em busca de poder.”

    Segundo ele, ninguém quer abrir mão do PIB decorrente dos combustíveis fósseis.

    *Com produção de Isabel Campos