Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Presença da Rússia na reunião do conselho da ONU é uma surpresa, diz professora

    Barbara Mota disse à CNN que comparecimento sinaliza o interesse de "tentar ter algum tipo de ingerência ou controle sobre qualquer decisão adotada durante o encontro"

    Ingrid OliveiraEster Cassaviada CNN

    Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (22), Barbara Mota, professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe, disse que a presença da Rússia na reunião do conselho de segurança da ONU hoje é uma surpresa.

    “É uma surpresa a participação do representante da Rússia. Até então, as informações que a gente tinha, eram de que a Rússia não estaria na reunião, e inclusive, dúvidas se o representante da China também participaria, afirmou.

    Segundo ela, o fato de os representantes de ambos os países estarem no conselho, sinaliza o interesse de “tentar ter algum tipo de ingerência ou controle sobre qualquer decisão adotada na reunião”, afirmou Barbara.

    Na quarta (21), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou uma mobilização parcial da população para a guerra da Ucrânia e ameaçou utilizar “todos os meios disponíveis” para garantir a segurança e integridade do território russo. Ele também comentou sobre a utilização de armas nucleares táticas.

    Segundo Barbara, esse nível de alerta de Putin, se dá como “elemento dissuasor para coibir as principais potências ocidentais de terem reações mais enfáticas sobre plebicitos em regiões ucranianas”.

    Duas regiões controladas pela Rússia no leste da Ucrânia anunciaram planos de realizar referendos sobre adesão à Rússia no final desta semana e um aliado de Putin disse que os votos alterarão o cenário geopolítico a favor de Moscou para sempre.