Prefeito de Miami confirma pré-candidatura à presidência dos Estados Unidos
Francis Suarez é mais um político proeminente da Flórida, além do governador Ron DeSantis, a entrar na corrida pela indicação do partido republicano contra o ex-presidente Donald Trump
O prefeito de Miami, o republicano Francis Suarez, oficializa na noite desta quinta-feira (15) a sua entrada na corrida presidencial nas primárias republicanas dos Estados Unidos. As informações são do analista internacional da CNN, Lourival Sant’Anna.
Suarez se pronunciará às 22h (de Brasília), em um discurso na Biblioteca Ronald Reagan, em Simi Valley, na Califórnia, que será transmitido pela internet.
Ele está em seu segundo mandato consecutivo à frente de Miami, sendo sempre escolhido com massiva votação — 86% dos votos no primeiro pleito e 78% em sua candidatura à reeleição. Francis é filho de Xavier Suarez, primeiro integrante da comunidade de cubanos e descendentes da cidade a se eleger como prefeito.
A live faz parte de uma série que reúne os principais nomes republicanos para abordar as pautas mais caras à legenda.
Francis Suarez é o segundo nome proeminente da política da Flórida, depois do governador Ron DeSantis, a buscar a indicação do Partido Republicano para as eleições presidenciais de 2024. Eles se juntam a nomes como o ex-vice-presidente Mike Pence, a ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley e do senador Tim Scott, dentre outros, que desafiam o favoritismo de Donald Trump.
Por enquanto, DeSantis é o nome mais forte contra Trump, mas ele ainda não consegue ameaçar o favoritismo do ex-presidente, mesmo após as dezenas de processos contra ele, que vão desde agressão sexual até o confisco de documentos de segurança nacional, classificados como secretos e ultrassecretos.
A mais recente pesquisa sobre a corrida no Partido Republicano foi divulgada no final de maio pela CNN. Nela, Donald Trump está à frente, com 53%, e DeSantis tem 26%. Na ocasião, entretanto, o governador da Flórida ainda não havia anunciado oficialmente que seria candidato.
*Publicado por Fábio Mendes, com informações de Lourival Sant’Anna