Prefeito de cidade ucraniana foi capturado por forças russas, diz oficial de Kharkiv
Viktor Tereshchenko, prefeito de Velykoburlutska, foi retirado de seu local de trabalho e levado para uma delegacia, segundo chefe da Administração Estatal Regional
O prefeito de Velykoburlutska, Viktor Tereshchenko, cidade na região de Kharkiv – no nordeste da Ucrânia – foi capturado pelas forças russas, de acordo com uma mensagem de vídeo de Oleh Syniehubov, chefe da Administração Estatal Regional de Kharkiv, divulgada nesta quinta-feira (17).
“Temos notícias hoje de que [os russos] capturaram o chefe da comunidade de Velykoburlutska, Viktor Nikolaevich Tereshchenko. Essas pessoas precisam ter segurança. Viktor foi simplesmente sequestrado de seu local de trabalho e levado para a delegacia local. Eles o estão prendendo e não vão libertá-lo”, disse Syniehubov.
Os moradores condenam o ato, acrescentou, e disse que está trabalhando para libertar o líder da aldeia o mais rápido possível.
“Em breve, nossos territórios ocupados serão nossos novamente”, disse ele.
Embora as forças russas não tenham tomado Kharkiv, elas “continuam seu terror contra a população civil, em particular contra os chefes das comunidades territoriais da região”, disse Syniehubov.
O ato acontece um dia depois que o prefeito de Melitopol, Ivan Fedorov, que havia sido capturado pelas forças russas, ser libertado como parte de uma troca de prisioneiros.