Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Prédio civil é bombardeado em cidade no leste da Ucrânia

    Fogo foi visto nas janelas do prédio enquanto os bombeiros trabalhavam para apagar as chamas

    Bombeiros chegam para apagar fogo em edifício de apartamentos em Chuhuiv no leste da Ucrânia
    Bombeiros chegam para apagar fogo em edifício de apartamentos em Chuhuiv no leste da Ucrânia Justin Yau/Sipa USA via Reuters - 24.fev.22

    Da CNN*

    Um vídeo capturado nesta quinta-feira (24) mostra as consequências do bombardeio de um prédio de apartamentos em Chuhuiv, na região de Kharkiv, no leste da Ucrânia. O fogo podia ser visto nas janelas do prédio enquanto os bombeiros trabalhavam para apagar as chamas.

    As forças russas lançaram uma invasão total sobre a Ucrânia nesta quinta-feira, atacando por terra, mar e ar. Mísseis caíram sobre cidades ucranianas. A Ucrânia relatou colunas de tropas cruzando suas fronteiras com Rússia e Belarus, desembarcando na costa dos mares Negro e Azov.

    Autoridades da Ucrânia informaram que pelo menos 50 soldados russos morreram e seis aviões, também da Rússia, teriam sido destruídos. Ao menos 40 soldados ucranianos também teriam morrido. Não há confirmação oficial do número de mortes até o momento.

    Na manhã desta quinta, longas filas se formaram nas principais avenidas de Kiev com moradores tentando deixar a região. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, convocou a população para defender o país e disse que “cidadãos podem utilizar armas para defender território”.

    Em seu pronunciamento antes do ataque, Putin justificou a ação ao afirmar que a Rússia não poderia “tolerar ameaças da Ucrânia”. Putin recomendou aos soldados ucranianos que “larguem suas armas e voltem para casa”. O líder russo afirmou ainda que não aceitará nenhum tipo de interferência estrangeira.

    O que você precisa saber sobre o ataque

    • Nas primeiras horas da madrugada desta quinta-feira (24), Putin ordenou um ataque no leste da Ucrânia, em regiões que ele reconheceu como independentes; as forças russas invadiram a Ucrânia por terra, ar e mar;
    • O ataque acontece em pelo menos 16 regiões, incluindo a capital Kiev
    • Autoridades ucranianas dizem que pelo menos 50 russos foram mortos e seis aviões teriam sido abatidos no leste do país; depois, foi divulgado que 40 soldados ucranianos também morreram. Não há número oficial de mortes divulgado até o momento
    • O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, autorizou cidadãos a pegarem armas para defender o país e pediu doação de sangue;
    • Longas filas foram registradas nesta manhã em Kiev nas principais rodovias, com moradores tentando deixar o país;
    • Países da Europa Central iniciaram os preparativos para receber pessoas que fogem da Ucrânia
    • O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que Washington e seus aliados imporiam “sanções severas” sobre o que ele chamou de “guerra premeditada” de Putin
    • A China rejeitou chamar os movimentos da Rússia sobre a Ucrânia de “invasão” e pediu a todos os lados que exerçam moderação
    • A Bélgica pediu que a União Europeia pare de emitir vistos para russos
    • Países da Europa acionam Artigo 4º da Otan para lançar consultas sobre a situação — o que poderia desencadear uma resposta conjunta
    • Otan reforçará forças no flanco leste da aliança, anuncia secretário-geral
    • Líderes europeus como Boris Johnson, Emmanuel Macron e Ursula von der Leyen prometem duros ataques econômicos contra a Rússia

    Veja no vídeo abaixo imagens de explosões e a movimentação na Ucrânia após o ataque.

    Ucrânia luta contra forças russas ao longo de praticamente toda a sua fronteira com a Rússia.

    Segundo o Ministério da Defesa ucraniano, às 15h do horário local – 10h pelo horário de Brasília –, “a luta continuava ao longo de toda a linha de contato”, mas não havia sido registrado avanço das tropas russas em direção ao interior do país.

    A pasta também afirmou que 4 mísseis balísticos foram lançados na direção sudoeste a partir de Belarus, país aliado da Rússia.

    População se abriga no metrô de Kharkiv

    Estações de metrô na cidade de Kharkiv, no leste ucraniano, viraram abrigo para moradores em meio à invasão de tropas da Rússia. Próxima da fronteira, a cidade foi alvo de bombardeio nesta quinta.

    Moradores tentam deixar Kiev

    Fotos da capital ucraniana Kiev, na manhã desta quinta, mostram longas filas de carros tentando sair da cidade após a Rússia lançar um ataque contra o país nesta madrugada.

    O trânsito intenso tinha como direção o Oeste, longe de onde as explosões foram ouvidas pela manhã, com poucos carros indo para o Leste.

    O repórter Mathias Brotero relatou ter ouvido barulhos que podem ser de explosões no início da manhã. Veja no vídeo abaixo.

    O repórter Matthew Chance, da CNN Internacional, registrou os acontecimentos ao vivo e precisou vestir um colete à prova de balas.

    Fotos – Rússia ataca a Ucrânia

    *Com informações da agência Reuters