Polônia nega acusação de que teria invadido espaço aéreo de Belarus
Ministério da Defesa de Minsk disse que um avião polonês invadiu cerca de 1,5 km o território de Belarus
A Polônia negou, na quinta-feira (28), que uma aeronave do país tivesse violado o espaço aéreo de Belarus, em resposta a uma acusação do Ministério da Defesa de Minsk.
As tensões aumentaram nos últimos meses entre a Polônia, membro da Otan, e Belarus, importante aliado da Rússia. Varsóvia enviou mais tropas para a fronteira partilhada dos dois países, no meio de um cenário de segurança cada vez mais volátil na Europa.
“Gostaríamos de informar que a declaração de hoje, do lado bielorrusso, sobre a alegada passagem da fronteira por um helicóptero polonês, é falsa”, afirmaram as forças armadas polacas numa publicação no X, antigo Twitter, citando a confirmação do controle aéreo de voo e registros de radar.
O Ministério da Defesa de Belarus afirmou na quinta-feira que as aeronaves polonesas “violaram repetidamente a fronteira estatal” entre os países num comunicado no seu canal Telegram.
As forças bielorrussas registaram a aeronave invadindo cerca de 1,5 km dentro do território de Belarus, afirmou.
Na sua resposta, a Polônia disse que qualquer informação fornecida pela Belarus “deve ser sempre abordada com cautela e prudência, uma vez que tem sido frequentemente um elemento de provocação e desinformado o público”.