Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Polícia da Nicarágua toma controle de 5 municípios antes das eleições, diz oposição

    Medida ocorre a quatro meses das eleições locais em 153 municípios do país

    Da Reuters

    A polícia da Nicarágua assumiu o controle de cinco municípios administrados por um partido de oposição ao presidente Daniel Ortega nos últimos dias, demitindo líderes eleitos e instalando simpatizantes do partido no poder em seu lugar, disseram organizações da oposição nesta segunda-feira (4).

    A medida ocorre quatro meses antes das eleições locais em 153 municípios do país.

    Na manhã de segunda, a polícia invadiu quatro prefeituras administradas pelo partido de oposição Cidadãos pela Liberdade, ou Ciudadanos por la Libertad (CxL). Outro em Pantasma – um reduto da oposição também nas mãos de CxL – foi invadido no fim de semana.

    “Todos os governos municipais legitimamente eleitos sob a bandeira de Cidadãos pela Liberdade foram assumidos pelo regime”, disse Kitty Monterrey, presidente da CxL, no Twitter.

    “Condeno veementemente a tomada arbitrária pelo regime dos municípios eleitos pelo voto popular, e exijo a segurança de seus funcionários e prefeitos”, acrescentou.

    O governo e a polícia da Nicarágua não responderam imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.

    O CxL foi banido em 2021 antes das eleições presidenciais, onde o presidente Daniel Ortega foi reeleito para mais um mandato de cinco anos em uma votação condenada pela comunidade internacional como uma farsa, mas os municípios já administrados pelo partido continuaram em suas mãos até agora.

    Durante a temporada eleitoral do ano passado, os candidatos da oposição foram presos e alguns foram julgados por traição.

    As próximas eleições municipais de novembro foram condenadas pelos líderes do CxL, que estão no exílio, como uma “farsa” devido à falta de partidos de oposição.

    Tópicos