Boicote diplomático sinaliza nova dinâmica de tensão entre EUA e China
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das reações à decisão da Casa Branca de não enviar nenhum diplomata a Olimpíadas em Pequim
O governo dos Estados Unidos anunciou no início desta semana que decidiu não enviar nenhum representante diplomático às Olimpíadas de Inverno de 2022, em Pequim. O gesto foi uma manifestação de protesto pelas denúncias de abusos dos direitos humanos da China na região de Xinjiang. As autoridades chinesas afirmaram que o anúncio norte-americano foi um ato de “manipulação política” e sinalizaram que o gesto pode ter consequências para os rumos das relações entre os dois países.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das reações à nova dinâmica de tensão entre Estados Unidos e China. Para descrever os possíveis impactos do boicote diplomático anunciado pela Casa Branca e os novos rumos da disputa política entre as duas potências, participam deste episódio o pesquisador Thiago de Aragão, da Arko Advice e do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, e o professor de relações internacionais Carlos Gustavo Poggio, da Faap.
Conheça os podcasts da CNN Brasil:
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(* Publicado por Diego Toledo)