Embargo à carne mobiliza relações China-Brasil; ministros reagem a desmatamento
Em novo episódio do podcast CNN Mundo, Lourival Sant'Anna apresenta um balanço dos destaques da semana no noticiário internacional
A China autorizou nesta semana a retomada da importação de carne brasileira com licença de exportação emitida antes do dia 4 de setembro, quando surgiram casos atípicos de vaca louca no Brasil. O veto chinês, que permanece em vigor para a carne certificada após o início do embargo, é apontada como a maior crise comercial dos 47 anos de relações entre os dois países.
Neste episódio do CNN Mundo, Lourival Sant’Anna analisa o peso das questões políticas e comerciais que envolvem o embargo chinês à carne brasileira. Outro destaque é a reação dos ministros da Agricultura, Tereza Cristina, do Meio Ambiente, Joaquim Leite, e das Relações Exteriores, Carlos França, ao anúncio de um aumento de 22% do desmatamento no Brasil. França e Leite procuraram reafirmar os compromissos que o governo brasileiro assumiu na COP26 (26ª Conferência do Clima da ONU), quando o país se comprometeu a zerar o desmatamento ilegal até 2028.
O novo episódio do CNN Mundo também descreve os possíveis reflexos de eleições realizadas na América do Sul. No Chile, pela primeira vez desde a redemocratização do país, em 1990, os partidos tradicionais de centro-esquerda e centro-direita não vão participar da disputa final para eleger o novo presidente chileno. Na Venezuela, o regime chavista elegeu 20 dos 23 governadores, mas o processo eleitoral acabou marcado pela volta da oposição às urnas.
Conheça os podcasts da CNN Brasil:
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(* Publicado por Diego Toledo)