Pizza e cerveja no parque: quarentena é descumprida em Londres com dias de calor
Aglomerações são registradas em diversas regiões da cidade durante feriado e fim de semana. O Reino Unido é o segundo país com mais mortes por Covid-19 no mundo
Durante feriado prolongado inicado em Londres no dia 8 de maio, a polícia da cidade tem registrado diversos casos de desrespeito à quarentena, com aglomerações ao ar livre em meio a dias quentes.
O Reino Unido é o segundo país do mundo com mais mortes por coronavírus até o momento. Já são mais de 31.000 mortes e cerca de 217.000 casos segundo dados da Universidade Johns Hopkins.
No bairro de Hackney, no leste da capital inglesa, a autoridade policial local postou uma foto no Twitter de pessoas bebendo cerveja e vinho e comendo pizza em um parque. Os policiais lamentaram a situação: “infelizmente estamos travando uma batalha perdida nos parques hoje”.
#OpPIMA and sadly we’re fighting a losing battle in the parks today. Literally hundreds of people sitting having pizza, beers, wines. As always a big thank you to those that are observing the guidelines #StayHomeSaveLives #ProtectOurNHS #lockdownuk pic.twitter.com/U2eFTKTDGJ
— Hackney Police (gov.uk/coronavirus) (@MPSHackney) May 9, 2020
No sudeste da cidade, imagens do Greenwich Park também mostraram patrulhas policiais pedindo a pessoas que voltem para casa enquanto fazerem piqueniques e bebem ao sol.
Neste domingo, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson deve apresentar um plano para começar a reduzir os bloqueios no país. Ele disse no início da semana que esperava que algumas restrições pudessem ser aliviadas já na segunda-feira.
Porém, ainda sem detalhes sobre quais medidas devem ser afrouxadas, a mídia britânica especula sobre o plano a ser apresentado.
Enquanto isso, o ministro da Habitação do país, Robert Jenrick, falou no domingo sobre um novo sistema de alerta em discurso ao país.
O Reino Unido provavelmente está no nível quatro do sistema de alerta, segundo Jenrick disse à Sky News. Os relatórios do país sugerem que o sistema de alerta se aplicaria inicialmente apenas à Inglaterra e que o governo trabalharia com a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte para estabelecer sistemas semelhantes.
“No momento, acreditamos que o país esteja em quatro na escala de cinco, sendo cinco o nível mais preocupante”, disse Jenrick. “Nossa aspiração é reduzir isso o mais rapidamente possível para três, mas esta será uma abordagem cautelosa.”