Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pesquisa Reuters/Ipsos: Biden tem 1 ponto de vantagem sobre Trump

    Democrata perdeu 3 pontos de vantagem sobre republicano desde a última sondagem conduzida pelo mesmo instituto

    Biden e Trump têm disputa acirrada pela Casa Branca
    Biden e Trump têm disputa acirrada pela Casa Branca 06/11/202301/03/2024REUTERS/Brendan McDermid e Elizabeth Frantz

    Jason Langeda Reuters

    Washington

    O presidente dos EUA, Joe Biden, aparece com uma pequena vantagem sobre Donald Trump na eleição presidencial de novembro, de acordo com uma pesquisa da Reuters/Ipsos concluída nesta terça-feira (30).

    Cerca de 40% dos eleitores ouvidos no levantamento disseram que votariam em Biden se a eleição fosse realizada hoje, em comparação com 39% que escolheram o ex-presidente Trump.

    Antes, Biden acumulava uma vantagem de 4 pontos a frente de Trump, em outra pesquisa da Reuters/Ipsos realizada de 4 a 8 de abril. Agora, só tem 1 ponto de vantagem. 

    A pesquisa teve uma margem de erro de aproximadamente 3 pontos percentuais para os eleitores registrados e muitos eleitores permanecem em cima do muro seis meses antes da eleição de novembro.

    Cerca de 28% dos eleitores registrados ouvidos disseram que ainda não escolheram um candidato, que estavam se inclinando para opções de terceiros ou podem não votar.

    A pesquisa constatou que 8% dos entrevistados escolheriam Robert Kennedy Jr., um ativista antivacina que concorre como independente, se ele estivesse na cédula com Trump e Biden.

    Trump (415) ficou a frente de Biden (35%) entre os entrevistados do sexo masculino, enquanto Biden liderou entre as mulheres com 35%, enquanto Trump teve 33% da preferência. O republicano aparece na frente entre os entrevistados sem um diploma universitário, enquanto Biden liderou entre aqueles que tinham pelo menos um diploma.

    A pesquisa Reuters/Ipsos incluiu respostas de 856 eleitores registrados que foram pesquisados online em todo o país.

    Trump no tribunal e Biden criticado

    Trump passou grande parte do mês de abril em um tribunal de Manhattan, em audiências de um dos quatro processos criminais que enfrenta. 

    O julgamento em Nova York envolve acusações sobre pagamento de suborno de Trump para encobrir um caso com a atriz de filmes adultos Stormy Daniels, durante a campanha presidencial de 2016. 

    Uma pesquisa anterior da Reuters/Ipsos também descobriu que uma maioria firme de americanos considerava as acusações sérias. Trump se declarou inocente e nega qualquer envolvimento.

    As responsabilidades de Biden incluem preocupações sobre sua idade, 81 anos, bem como fortes críticas de uma fatia do Partido Democrata sobre o apoio à guerra de Israel contra os militantes do Hamas.