Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pesquisa CNN: Aprovação de Biden aumenta, mas panorama econômico segue sombrio

    Americanos permanecem não convencidos de que o presidente americano, o Congresso ou o governo estejam abordando os problemas enfrentados pelo país

    Ariel Edwards-Levyda CNN

    As opiniões dos americanos sobre o presidente Joe Biden se recuperaram ligeiramente de suas perspectivas sombrias durante o verão, de acordo com uma nova pesquisa da CNN realizada pelo SSRS. Mas a avaliação pública da economia continua sombria, e os americanos permanecem em grande parte não convencidos de que Biden, o Congresso ou o governo como um todo estejam abordando significativamente os principais problemas enfrentados pelo país.

    O índice geral de aprovação de empregos de Biden se recuperou modestamente de sua pior crise de verão: 44% dos adultos americanos aprovam, acima dos 38% nas pesquisas da CNN de junho e julho.

    As classificações de Biden aumentaram 9 pontos percentuais entre os democratas e 8 pontos entre os independentes desde a pesquisa anterior, com a imagem do presidente também tendo uma melhora particularmente acentuada entre os negros americanos (até 17 pontos) e adultos com menos de 45 anos (11 pontos).

    O entusiasmo pela presidência de Biden, no entanto, permanece escasso, com cerca de 15% do público aprovando fortemente seu desempenho geral no trabalho. Por outro lado, cerca de 4 em cada 10 desaprovam fortemente.

    Apenas 22% dos americanos classificam as condições econômicas do país como boas, com 41% chamando as condições de um pouco ruins e outros 37% dizendo que são muito ruins.

    A porcentagem dizendo que as condições são boas é um ligeiro aumento de 18% neste verão. A perspectiva de curto prazo do público é um pouco mais positiva, com 40% esperando que as condições econômicas do país sejam boas daqui a um ano e apenas 26% esperando que continuem muito ruins.

    Esse otimismo é impulsionado principalmente pelos democratas, 63% dos quais esperam que as condições econômicas melhorem para esse nível no próximo ano. A maioria dos independentes e republicanos, por outro lado, espera que as condições permaneçam ruins durante esse período.

    As classificações de Biden para lidar com questões econômicas, embora tenham melhorado em relação à última pesquisa da CNN, permanecem abaixo de seu índice geral de aprovação.

    Apenas 32% do público aprova seu manejo da inflação (acima de 25% no verão) e 36% de seu manejo da economia como um todo (acima de 30%). Cerca de 4 em cada 10 americanos atualmente aprovam como Biden lida com a política de armas (37%), imigração (38%), ajudando a classe média (41%) ou relações exteriores (42%), com uma maioria de 55% aprovando a maneira como ele está lidou com a pandemia de Covid-19.

    Metade dos americanos diz que as políticas de Biden serviram para piorar as condições econômicas, 26% que suas políticas melhoraram as condições e 24% que não tiveram efeito.

    Esta é uma pequena melhoria em relação a uma pesquisa da CNN realizada em abril e maio, quando 19% achavam que as políticas econômicas de Biden estavam ajudando e 55% que estavam piorando as condições. Aproximadamente metade dos democratas (53%) agora diz que as políticas de Biden ajudaram, contra 45% na primavera, assim como 20% dos independentes, contra 11%.

    De maneira mais ampla, o público permanece amplamente desapontado com a resposta federal a uma série de questões econômicas e domésticas. A maioria dos americanos diz que o governo dos EUA está fazendo muito pouco para reduzir a taxa de crimes violentos (81%), reduzir a inflação (73%), proteger a democracia (72%), evitar uma recessão (72%) ou ajudar financeiramente pessoas como eles (cerca de 70%).

    Em uma exceção ao sentimento geral por mais ações, cerca de metade diz que o governo está fazendo a quantidade certa para controlar a propagação do Covid, com o restante dividido entre dizer que está fazendo muito e muito pouco.

    Antes das eleições de meio de mandato de novembro, a maioria dos americanos também não vê com bons olhos os esforços feitos pelos legisladores nacionais para lidar com os maiores problemas: 62% dizem que o atual Congresso não fez nada para resolver efetivamente os problemas que o país enfrenta.

    A maioria dos republicanos (87%) e independentes (67%) diz que o Congresso não fez nada eficaz, uma opinião compartilhada por apenas um terço dos democratas.

    As percepções da eficácia de Biden e do Congresso são mais sombrias em 50 dos distritos congressionais mais competitivos do país do que nacionalmente. Apenas 31% dos adultos norte-americanos que vivem nesses distritos dizem que o Congresso fez qualquer coisa para resolver efetivamente os problemas do país, e apenas 21% dizem que as políticas de Biden melhoraram as condições econômicas do país.

    O índice de aprovação de empregos de Biden nesses distritos é de 42%, semelhante a onde ele está nacionalmente; seu índice de aprovação econômica é de 31%, ligeiramente inferior ao do país como um todo.

    Os americanos dão algum crédito a Biden por seu trabalho com os legisladores, sugere a pesquisa. Aproximadamente metade, 49%, diz que ele demonstrou capacidade de trabalhar efetivamente com o Congresso – a parcela que diz que isso inclui 79% dos democratas, 50% dos independentes e quase um quinto dos republicanos.

    Cerca de metade dos adultos dos EUA também creditam a Biden ser honesto e confiável (48%) e se importar com pessoas como eles (46%), embora esses números tenham caído em relação à maioria que disse o mesmo em abril de 2021.

    Apenas cerca de 41% pensam Biden vai unir o país e não dividi-lo, abaixo dos 53% da primavera passada. E na maior mudança, pouco mais de um terço agora vê Biden como uma confiança inspiradora (35%), abaixo dos 52% anteriores.

    Apenas 41% dos americanos acham que Biden está fazendo um bom trabalho ao cumprir as promessas importantes que Isso durante a campanha presidencial de 2020, abaixo dos 59% em abril de 2021. Isso é menor que seus dois antecessores em suas primeiras eleições intermediárias: 52% disseram que Donald Trump estava cumprindo suas promessas de campanha em outubro de 2018, enquanto 51% disseram o mesmo de Barack Obama em setembro de 2010.

    Cerca de três quartos dos democratas acham que Biden está fazendo um bom trabalho mantendo suas promessas (75%), mas os democratas mais jovens são menos propensos do que os mais velhos a dizer isso, com apenas cerca de 57% dos democratas com menos de 35 anos creditando a Biden por cumprir suas promessas de campanha.

    A nova pesquisa da CNN foi realizada pelo SSRS de 3 de setembro a 5 de outubro entre uma amostra nacional aleatória de 1.982 adultos normalmente contatados pelo correio. As pesquisas foram realizadas on-line ou por telefone com um entrevistador ao vivo.

    Os resultados para a amostra total têm uma margem de erro de menos de 3,1 percentuais para mais ou para amostra completa.

    Uma amostra de adultos que vivem em uma pesquisa inclui 50 distritos seletivos, com distritos escolhidos com base em classificação de raça disponível no momento em que a amostra foi escolhida. Esse subconjunto foi ponderado de acordo com sua parcela adequada à população adulta geral dos Estados Unidos.

    Jennifer Agiesta, da CNN, contribuiu para esta reportagem.

    Tópicos