Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mais da metade dos japoneses se opõe a funeral para ex-primeiro-ministro, diz pesquisa

    Governo do primeiro-ministro Fumio Kishida, um protegido de Shinzo Abe, decidiu que seu funeral será pago por fundos estatais

    Da Reuters

    Pouco mais da metade dos japoneses se opõe aos planos de um funeral de Estado para Shinzo Abe, o ex-primeiro-ministro cujo assassinato neste mês chocou o país, mostrou uma pesquisa de opinião neste domingo (31).

    O gabinete decidiu realizar um funeral de Estado para Abe, o primeiro-ministro japonês mais antigo, mas divisivo, em 27 de setembro no Nippon Budokan de Tóquio.

    Cerca de 53% dos entrevistados em uma pesquisa da agência de notícias Kyodo, feita entre sábado e domingo, expressaram oposição a um funeral de estado para Abe, superando os 45% que são favoráveis a um funeral de estado.

    O governo do primeiro-ministro Fumio Kishida, um protegido de Abe, decidiu que seu funeral será pago por fundos estatais. O último funeral totalmente financiado pelo Estado para um ex-primeiro-ministro foi em 1967, com os posteriores financiados conjuntamente pelo Estado e pelo Partido Liberal Democrata, do qual Abe permaneceu um membro influente.

    A pesquisa descobriu que o apoio ao gabinete de Kishida caiu em 12,2 pontos, ficando em 51,0%, o menor nível na pesquisa da Kyodo desde sua posse em outubro.

    Tópicos