Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pentágono relata “bombardeio violento” na Ucrânia nesta sexta-feira (11)

    Segundo John Kirby porta-voz do Pentágono, os ataques estão concentrados nas partes oeste e leste, além das regiões de Kiev e Mariupol e Donbass

    Douglas Portoda CNN

    em São Paulo

    O porta-voz do Pentágono, John Kirby, afirmou, nesta sexta-feira (11), que está acontecendo um bombardeio violento na Ucrânia no momento, e que os habitantes de Kiev, capital do país, indicariam que estão sob ataque.

    “Pessoas em Kiev diriam que estão sob ataque neste momento. Há um bombardeio russo bem violento e nós avaliamos que os russos estão começando a ganhar impulso em campo sobretudo no leste e não tanto pelo norte”, declarou Kirby.

    “Eu não quero magnificar o aspecto que esse comboio está avançando, isso poderia ser uma proteção forçada por exemplo. Os ucranianos continuam afrontando e se defendendo desse avanço. Eu acho que o avanço não pode ser somente para abastecer as operações no sul, mas acho que é bom sermos um pouco mais cautelosos em relação a nossas previsões”, continuou.

    Segundo Kirby, é difícil entender o movimento das forças russas no atual estágio da guerra, mas que os ataques estão concentrados na parte oeste e leste da Ucrânia, nas cidades de Mariupol e Kiev, e na região do Donbass, controlada pelos separatistas de Donetsk e Luhansk.

    “Eles atacaram o oeste com algumas frentes aéreas. E não é que não há ataques no lado oeste da Ucrânia desde o início dessa operação, há 16 dias. É só questão que não temos visto isso de forma rotineira. O que isso indica nós não sabemos ainda. Nós acreditamos era atacar campos de pouso. Acredito que queremos permitir que eles utilizem parte desse campo aéreo no oeste”.