Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pentágono reconhece envio de mísseis anti-radar não divulgados pela Ucrânia

    Subsecretário de Defesa para Políticas dos EUA não especificou quantos foguetes foram fornecidos nem quando foram enviados

    Oren Liebermannda CNN

    O Pentágono anunciou na segunda-feira (9) que os EUA enviaram mísseis anti-radar para aeronaves ucranianas atingirem sistemas de radar russos, marcando a primeira vez que o Departamento de Defesa reconheceu o envio do míssil anteriormente não divulgado para a Ucrânia.

    Colin Kahl, subsecretário de Defesa para Políticas, disse em uma coletiva de imprensa que os EUA enviaram “vários” mísseis sem especificar quantos os EUA forneceram ou quando foram enviados.

    Kahl não disse explicitamente que tipo de míssil anti-radiação foi enviado.

    Um oficial de defesa disse à CNN que o tipo de míssil enviado foi o AGM-88 High-Speed ​​Anti-Radiation Missile (HARM).

    Produzido pela Raytheon, os HARMs têm um alcance superior a 30 milhas (cerca de 50 km), de acordo com a Força Aérea dos EUA, tornando-os uma das armas de longo alcance que os EUA forneceram à Ucrânia.

    Os mísseis podem ser usados ​​para atingir sistemas de radar antiaéreos russos, como o S-400, o que tornou muito difícil para a Força Aérea Ucraniana operar em grandes áreas do espaço aéreo ucraniano. Os mísseis também podem atingir radares de contra-bateria russos, que a Rússia usa para atingir a artilharia ucraniana.

    Kahl disse que os mísseis foram enviados “em pacotes recentes [da Autoridade de Retirada Presidencial]”, mas os cinco pacotes mais recentes, datados de 1º de julho, não mencionam HARMs.

    “No curto prazo, temos feito muitas coisas para que a força aérea existente da Ucrânia permaneça no ar e seja mais capaz”, disse Kahl.

    Ele apontou para as peças sobressalentes dos Mig-29 que os EUA ajudaram a enviar para a Ucrânia para manter os caças da era soviética voando. Kahl então mencionou os mísseis, dizendo que eles “podem ter efeitos nos radares russos e outras coisas”.

    Os ucranianos não reconheceram publicamente receber ou usar HARMs.

    Nos últimos dias, relatórios de código aberto mostraram os restos do que parece ser a barbatana de um míssil HARM que atingiu uma posição russa na Ucrânia.

    Kahl anunciou os mísseis em um briefing sobre o mais recente pacote de armas de US$ 1 bilhão do Pentágono para a Ucrânia, o maior pacote de armas dos EUA até hoje.

    O pacote estava focado no fornecimento de munição para alguns dos principais sistemas de armas que os EUA enviaram para a Ucrânia. Isso inclui o Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (HIMARS), que os militares ucranianos usaram efetivamente para atingir postos de comando russos, depósitos de munição e muito mais, bem como os obuseiros M777 que têm sido uma parte crítica da luta no Donbass, região do leste da Ucrânia.

    A Rússia, disse Kahl, teve aproximadamente entre 70 mil e 80 mil baixas na guerra, incluindo mortos e feridos em ação, até agora no conflito.

    “Esse número pode ser um pouco menor, um pouco maior, mas acho que está meio que no estádio”, disse ele. Ele também acrescentou que a Rússia perdeu entre 3 mil e 4 mil veículos blindados.

    Com este último pacote, os EUA se comprometeram a enviar à Ucrânia um total de US$ 9,1 bilhões em assistência de segurança desde o início da invasão da Rússia no final de fevereiro.

    Ellie Kaufman, da CNN, contribuiu para este relatório.

    Tópicos