Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pelo menos 13 pessoas morrem de insolação na Índia após cerimônia de premiação do governo

    Durante o evento, o Ministro do Interior Amit Shah elogiou a multidão por enfrentar as temperaturas de 42°C para participar do evento ao ar livre

    Mais de 1 milhão de pessoas compareceram à cerimônia de premiação do estado no domingo, onde ocorreram as mortes.
    Mais de 1 milhão de pessoas compareceram à cerimônia de premiação do estado no domingo, onde ocorreram as mortes. Bachchan Kumar/Hindustan Times/Getty Images

    Manveena SuriTara Subramaniamda CNN

    Nova Deli, Índia

    Pelo menos 13 pessoas morreram de insolação no estado de Maharashtra, no oeste da Índia, depois de participarem de uma cerimônia de premiação estadual no domingo (16), na qual um alto funcionário do governo estava presente, confirmaram policiais.

    Em Navi Mumbai, cidade onde decorreu a cerimónia, entre 50 a 60 pessoas foram hospitalizadas, segundo um responsável da polícia municipal, que pediu para não ser identificado por não estar autorizado a falar com a comunicação social.

    Acredita-se que o número total de pessoas afetadas pelas altas temperaturas no evento seja muito maior, pois muitos podem ter procurado atendimento médico em seu distrito local.

    O oficial da polícia disse à CNN nesta terça-feira (18) que mais de 1 milhão de pessoas compareceram à cerimônia do Maharashtra Bhushan, um prêmio civil concedido pelo governo do estado.

    O governo do estado fornecerá 500 mil rúpias (cerca de R$ 30.290) em compensação às famílias dos falecidos e cobrirá as despesas médicas daqueles em tratamento, de acordo com um comunicado do gabinete do ministro-chefe de Maharashtra, Eknath Shinde, divulgado no domingo.

    No comunicado, Shinde descreveu as mortes após a cerimônia como “muito dolorosas e infelizes”. Durante o evento, o convidado de honra, o Ministro do Interior Amit Shah, elogiou a multidão por enfrentar as temperaturas de 42°C para participar da cerimônia ao ar livre.

    As temperaturas no estado devem permanecer altas esta semana, de acordo com o Departamento de Meteorologia da Índia, embora o departamento não tenha emitido um alerta de onda de calor para Maharashtra na segunda-feira (17).

    As ondas de calor na Índia geralmente ocorrem entre março e julho, mas nos últimos anos essas ondas de calor se tornaram mais intensas, mais frequentes e mais longas.

    No ano passado, a Índia experimentou uma onda de calor escaldante, onde partes do país atingiram mais de 49°C. Em julho, a Índia registrou 24 mortes por ondas de calor, informou a Reuters, citando dados fornecidos pelo ministro de ciência e tecnologia e ciências da terra da Índia, Jitendra Singh.