Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Passageiros chegam a Singapura após voo com morte atingido por turbulência

    Britânico de 73 anos morreu de suspeita de ataque cardíaco, de acordo com um funcionário do aeroporto, e o Hospital Samitivej de Bangkok disse que 20 passageiros estavam na UTI

    Kokkai NgJoseph Campbellda Reuters , em Singapura

    Mais de 140 passageiros e tripulantes de um voo da Singapore Airlines, que foi atingido por forte turbulência e deixou dezenas de feridos e um morto, finalmente chegaram a Singapura em um voo na manhã desta quarta-feira (22).

    O voo Londres-Singapura em um avião Boeing 777-300ER foi desviado para Bangkok depois que o avião foi atingido por uma turbulência que jogou passageiros e tripulantes pela cabine, batendo alguns no teto.

    Um passageiro britânico de 73 anos morreu de suspeita de ataque cardíaco, de acordo com um funcionário do aeroporto, e o Hospital Samitivej de Bangkok disse que 20 passageiros estavam na UTI – nove foram submetidos a cirurgia, enquanto outros cinco aguardavam cirurgia.

    [cnn_galeria active=”8030236″ id_galeria=”8030109″ title_galeria=”Fotos resgate e interior de avião da Singapores Airlines após turbulência”/]

    “Eu vi pessoas do outro lado do corredor ficando completamente na horizontal, batendo no teto e caindo de volta em posições realmente estranhas. Pessoas, tipo, com cortes enormes na cabeça, concussões”, Dzafran Azmir, um estudante de 28 anos a bordo o voo, disse à Reuters após chegar a Singapura.

    Fotografias do interior do avião mostraram danos nos painéis superiores da cabine, máscaras de oxigênio e painéis pendurados no teto e bagagens espalhadas.

    Um passageiro disse que as cabeças de algumas pessoas bateram nas luzes acima dos assentos e quebraram os painéis.

    A Singapore Airlines transportou 131 passageiros e 12 tripulantes no voo de Bangkok que chegou a Singapura pouco antes das 5h locais.

    Havia 211 passageiros, incluindo muitos australianos, britânicos e singapurianos. Aviadores feridos e suas famílias permaneceram em Bangkok.

    O gerente-geral do aeroporto de Bangkok Suvarnabhumi, Kittipong Kittikachorn, disse na terça-feira que sete pessoas ficaram gravemente feridas.

    “Em nome da Singapore Airlines, gostaria de expressar minhas mais profundas condolências à família e aos entes queridos dos falecidos”, disse o CEO da Singapore Airlines, Goh Choon Phong, em uma mensagem de vídeo.

    Oficiais do Departamento de Investigação de Segurança nos Transportes de Cingapura chegaram a Bangkok na noite de terça-feira, disse o ministro dos Transportes de Cingapura, Chee Hong Tat, em um comunicado no Facebook.

    Como o incidente envolve uma empresa norte-americana, a Boeing, que fabrica a aeronave 777-300ER, o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB) enviou um representante e quatro consultores técnicos para apoiar a investigação, disse ele.

    O avião encontrou uma turbulência extrema repentina, disse Goh, e o piloto declarou então uma emergência médica e foi desviado para Bangkok.

    O provedor de rastreamento de aeronaves FlightRadar24 disse que o voo encontrou “uma rápida mudança na taxa vertical, consistente com um evento repentino de turbulência” às 04h49, horário de Brasília, com base em dados de rastreamento de voo.

    “Havia tempestades, algumas severas, na área naquele momento”, disse.

    O serviço de previsão do tempo AccuWeather disse na terça-feira que tempestades explosivas de rápido desenvolvimento perto da trajetória de voo do voo 321 provavelmente contribuíram para uma turbulência violenta.

    “As tempestades em desenvolvimento costumam ter fortes correntes ascendentes, uma zona de ar em movimento ascendente, que sobe muito rapidamente, às vezes a mais de 160 km/h, e pode deixar os pilotos com pouco tempo para reagir se ocorrer diretamente na frente do avião”, disse Dan DePodwin, diretor sênior de operações de previsão da AccuWeather.

    Os acidentes aéreos relacionados à turbulência são o tipo de acidente mais comum, de acordo com um estudo de 2021 do NTSB.

    De 2009 a 2018, a agência dos EUA descobriu que a turbulência foi responsável por mais de um terço dos acidentes aéreos relatados e a maioria resultou em um ou mais feridos graves, mas nenhum dano à aeronave.

    A Singapore Airlines, que é amplamente reconhecida como uma das principais companhias aéreas do mundo e vista como referência para grande parte da indústria, não teve nenhum incidente grave nos últimos anos.

    Seu último acidente com vítimas foi um voo de Singapura para Los Angeles via Taipé, onde caiu em 31 de outubro de 2000 no Aeroporto Internacional Taoyuan de Taiwan, matando 83 das 179 pessoas a bordo.

    As ações da Singapore Airlines não foram negociadas nesta quarta-feira devido a um feriado em Singapura.

    Tópicos