Partido que não está no controle da Casa Branca costuma ir melhor nas eleições, diz pesquisador
Jornalista e pesquisador Paulo Sotero falou à CNN sobre as expectativas para as eleições de meio de mandato nos EUA
Em análise sobre o cenário para as eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, que serão realizadas nesta terça-feira (8), o jornalista e pesquisador sênior do Brazil Institute do Wilson Center, Paulo Sotero, falou em entrevista ao WW sobre as possibilidades de vitória entre os partidos Democratas e Republicanos.
Para Sotero, há uma “tradição” de vitória ao partido que não está no controle da Casa Branca, entretanto, ele reitera que o cenário é incerto.
“Creio que as pesquisas eleitorais sugerem que os republicanos irão bem nas eleições, o partido que não está no controle da Casa Branca sempre vai melhor nessas eleições, é uma tradição. A ver quão melhor irá, a dúvida de ver se os Republicanos assumirão o controle, teremos que esperar para saber qual a decisão”, afirmou.
“Isso é um suspense muito grande, em um país que está perdendo um pouco o rumo na questão eleitoral e politica, e vamos ver o que acontece”, acrescenta o pesquisador.
Nestas eleições de meio de mandato, estão em disputa todos os assentos da Câmara, além de 35 novos senadores e governadores em 36 estados e três territórios. O resultado será determinante para o futuro do governo de Joe Biden.
“Amanhã depende, vitalmente, da capacidade dos dois partidos de mobilizar suas bases para votar. É sempre assim, mas desta vez um pouco mais”, disse Paulo Sotero.