Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Partido pede adiamento das eleições primárias na Venezuela

    Ação Democrática afirma que "irregulares graves" alteram a normalidade do processo

    Juan Carlos Pazda CNN

    O partido Ação Democrática, da Venezuela, pediu, na sexta-feira (20), à Comissão Nacional Primária, o adiamento das eleições primárias da oposição marcadas para domingo (22) até que sejam superadas algumas questões que o partido aponta.

    Em conferência e por meio de carta pública enviada ao presidente da Comissão, Jesús María Casal, afirmaram que algumas “irregularidades graves” alteram a normalidade do processo, entre elas está o deslocamento dos centros eleitorais, o que, segundo o partido, provocaria uma queda na participação eleitoral.

    A Comissão Nacional Primária é um autarquia para supervisionar as eleições primárias deste domingo, com dez candidatos disputando uma candidatura unificada para enfrentar quem representa o partido no poder em 2024, seja o atual presidente Nicolás Maduro ou outra figura do partido governante.

    A Ação Democrática afirmou que o seu partido tem recebido uma distribuição inferior de membros das mesas de voto em relação aos adversários, o que consideram uma desvantagem.

    O partido reclama, ainda, de que “a distribuição de material eleitoral não tem sido efetuada” na “maioria dos Estados” do país.

    A carta não propõe uma data para as eleições primárias, apenas solicita que sejam adiadas até que o que denunciam seja corrigido.

    A Comissão Nacional Primária reagiu na conta oficial X (antigo Twitter), convidando os representantes do partido a abordarem “as suas propostas” este sábado.

    Dez candidatos da oposição vão competir neste domingo nas primárias da oposição.

    Tópicos