Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Partido de Putin tem vitória nas eleições em territórios ucranianos ocupados, diz mídia estatal

    Agência de notícias estatais apontam governadores em exercício liderando todas as eleições

    Josh Penningtonda CNN

    O partido Rússia Unida, do presidente russo Vladimir Putin, dominou as urnas em casa e nos territórios ucranianos ocupados após as eleições regionais, informou a agência de notícias estatal TASS no domingo (10).

    As eleições realizaram-se no sábado (9), apesar da comunidade internacional considerá-las uma farsa.

    “Os governadores em exercício lideram todas as eleições regionais realizadas na Rússia, de acordo com os dados da Comissão Eleitoral Central”, informou a TASS.

    Na autoproclamada República Popular de Luhansk, o Rússia Unida levou para casa quase 75% dos votos, segundo a comissão eleitoral da LPR.

    As eleições são vistas como mais uma tentativa de Moscou para impor uma narrativa da legitimidade russa nas partes da Ucrânia que detém – algumas, mas não todas, como regiões de Donetsk, Zaporizhzhia, Kherson e Luhansk –, mesmo quando a contraofensiva de Kiev conquista progressos no sentido da libertação de cidades do sul.

    Espera-se que os candidatos apoiados pelo Kremlin, alguns dos quais concorrem sem oposição, sejam empossados ​​após o processo.

    O que a Ucrânia diz

    O Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano disse na última sexta-feira que as eleições violaram ainda mais a “soberania e integridade territorial” da Ucrânia, e o Conselho da Europa rotulou-as de “uma violação flagrante do direito internacional que a Rússia continua a desconsiderar”.

    “Estes territórios são e continuarão a ser parte integrante da Ucrânia”, afirmou num comunicado na segunda-feira passada.

    Veja também: Fazer oposição a Putin na Rússia é um risco, afirma professor

    Tópicos