Parte aérea do desfile do Dia da Vitória é cancelada devido ao clima, diz Kremlin
Cerimônia deveria apresentar 77 aeronaves sobrevoando a Praça Vermelha de Moscou
A parte aérea do desfile do Dia da Vitória em Moscou foi cancelada por causa do clima, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, à agência de notícias estatal RIA Novosti.
A cerimônia deveria apresentar 77 aeronaves sobrevoando a Praça Vermelha de Moscou, comemorando o 77º aniversário da União Soviética derrotando a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, evocou nesta segunda-feira (9) a memória do heroísmo soviético na Segunda Guerra Mundial para exortar seu exército à vitória na Ucrânia.
Dirigindo-se a fileiras maciças de militares na Praça Vermelha, Putin condenou o que chamou de ameaças externas para enfraquecer e dividir a Rússia, e repetiu argumentos familiares que ele usou para justificar sua invasão — que a Otan estava criando ameaças logo ao lado de suas fronteiras.
Ele se dirigiu diretamente aos soldados que lutam na região de Donbass, no leste da Ucrânia, que a Rússia prometeu “libertar” de Kiev.
“Defender a pátria quando seu destino está sendo decidido sempre foi sagrado”, disse ele. “Hoje você está lutando por nosso povo em Donbass, pela segurança da Rússia, nossa pátria.”
O discurso de 11 minutos de Putin no dia 75 da invasão não ofereceu nenhuma avaliação do progresso na guerra e não deu nenhuma indicação de quanto tempo poderia continuar.
Ele repetidamente comparou a guerra — que ele descreve como uma batalha contra perigosos nacionalistas de inspiração “nazista” na Ucrânia — ao desafio que a União Soviética enfrentou quando Adolf Hitler invadiu em 1941.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que é a Rússia que está encenando uma “reencenação sangrenta do nazismo” na Ucrânia.
“No Dia da Vitória sobre o nazismo, estamos lutando por uma nova vitória. O caminho para isso é difícil, mas não temos dúvidas de que venceremos”, disse Zelensky em um discurso compartilhado pouco antes do início do desfile militar russo em Moscou.
*Com informações da Reuters