Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Para Lula, maneira de G7 discutir política está superada

    Em declaração durante café da manhã com jornalistas estrangeiros, no Palácio do Planalto, o presidente disse que "o G7 nem deveria existir depois da criação do G20"

    Para Lula, maneira de G7 discutir política está superada
    Para Lula, maneira de G7 discutir política está superada 28/07/2023REUTERS/Adriano Machado

    Pedro Teixeirada CNN

    em Brasília

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (2) que considera o “jeito de discutir política” do G7, grupo formado pelas nações mais industrializadas do mundo, superado.

    O G7 é composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, além de um representante da União Europeia.

    O presidente entende que as instâncias de debate desse grupo deveriam ter sido extintas e substituídas pelo G20 – mais amplo, e do qual Brasil e Argentina também participam.

    “Espero que um dia as pessoas percebam que o jeito de discutir política no G7 está superado. É preciso abrir. Na verdade, o G7 nem deveria existir depois da criação do G20. As mesmas pessoas participam do G7 e do G20, então não sei para que a continuidade. Mas as pessoas criaram um clube e querem participar e não sou eu que vou impedir”, disse Lula durante café da manhã com jornalistas estrangeiros, no Palácio do Planalto.

    Lula esteve, em maio deste ano, no último encontro do G7 como convidado. A reunião que aconteceu em Hiroshima, no Japão, ficou marcada por um desencontro do presidente brasileiro, com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, por “incompatibilidade de agendas”.