Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Para liberar fronteira, Egito quer garantia de Israel para entrada de ajuda humanitária em Gaza

    Aumento de insumos básicos poderia evitar uma fuga em massa de cidadãos da Palestina na fronteira

    Gabriela PradoJussara Soaresda CNN

    Uma das condições impostas pelo Egito para liberar a passagem de Rafah é que Israel autorize a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, segundo fontes do Itamaraty envolvidas nas negociações para repatriar os brasileiros retidos no território palestino.

    Para os egípcios, o aumento de insumos básicos poderia evitar uma fuga em massa de cidadãos da Palestina na fronteira. Na região, um grupo de brasileiros aguarda para fazer a travessia. Entre eles, há uma criança ferida em um acidente.

    Além da liberação de ajuda humanitária, o Egito quer controle rigoroso para a entrada de estrangeiros no país por Gaza. O país teme aumento no número de refugiados. A segurança também é apontada como ponto fundamental, já que região da fronteira, no sul de Gaza, sofreu bombardeios.

    Diplomatas brasileiros afirmam, reservadamente, que as negociações para a repatriação continuam travadas. O governo brasileiro mandou, na segunda-feira (16), cerca de 300 quilos de medicamentos e 40 purificadores de água portáteis. Outros países já disponibilizaram envio de insumos para Gaza.

    A avaliação do Itamaraty é que Israel está “deixando o tempo correr” e emperra a resolução para a travessia dos brasileiros e outros estrangeiros.

    Uma criança brasileira que está no grupo que deve ser repatriado da Faixa de Gaza teve uma lesão no ombro e não conseguiu atendimento em hospital. A família informou que ela foi medicada e passou bem a noite de segunda-feira (16).

    Integrantes do Ministério das Relações Exteriores não revelaram a idade da criança, mas afirmaram que ela se machucou durante os deslocamentos pelo território palestino.

    VÍDEO: Brasileiros em Gaza recebem água e comida: “Dá para bastantes dias”