Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Papa lamenta mortes de crianças em “turbilhão de violência” em Gaza, Ucrânia e Iêmen

    Pontífice já havia pedido cessar-fogo imediato em conflito entre Israel e Hamas

    Alvise Armellinida Reuters

    O Papa Francisco denunciou nesta sexta-feira (15) a morte de milhares de crianças em um “turbilhão de violência” na Faixa de Gaza, Ucrânia e Iêmen.

    Francisco emitiu vários apelos pela paz e na quarta-feira (13) pediu um “cessar-fogo humanitário imediato” entre Israel e Hamas.

    “Você sabe quantas crianças morreram em Gaza nesta última guerra? Mais de 3.000. É incrível, mas é a realidade”, disse Francisco.

    “E na Ucrânia há mais de 500, e no Iêmen, em anos de guerra, milhares”, acrescentou. “Sua memória nos leva a sermos nós mesmos luzes para o mundo, a tocar os corações de muitas pessoas, especialmente aqueles que podem parar o turbilhão da violência.”

    Suas observações foram parte de um discurso pré-escrito que não foi lido, mas entregue aos membros da Azione Cattolica, uma associação religiosa da Itália, disse o Vaticano em um comunicado.

    O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, disse na quarta-feira (13) que mais de 5.000 crianças foram mortas na Faixa de Gaza e milhares ficaram feridas.

    Bombardeios israelenses incessantes destruíram grande parte de Gaza nos últimos dois meses, com quase 19 mil pessoas confirmadas mortas, segundo autoridades de saúde palestinas.

    Os ataques israelenses são uma resposta a um ataque do Hamas ao sul de Israel em outubro. Mais de 1.200 israelenses foram mortos e mais de 200 foram feitos reféns.

    Tópicos