Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Papa Francisco expressa apoio às pessoas afetadas pelas inundações em Valência

    Mensagem do Papa foi direcionada a arcebispo espanhol

    Da CNN

    Em vídeo publicado pelo Vaticano nesta quinta-feira (31), o Papa Francisco expressou solidariedade pelas vítimas e pessoas afetadas pelas enchentes que atingiram o sudoeste da Espanha, a maior parte na região de Valência.

    “Monsenhor Luis Arguello, querido irmão, quero expressar meu apoio ao povo de Valência, que você em Valladolid transmita a eles. Estou perto de todos neste momento de catástrofe e rezo por eles. Que Deus abençoe a todos”, declarou o Papa.

    A mensagem foi direcionada ao arcebispo Luis Arguello, da cidade espanhola de Valladolid.

    As autoridades locais não revelaram quantas pessoas continuam desaparecidas após as enchentes mais severas da Europa em anos, mas a ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles, disse que o número de mortos provavelmente aumentará.

    Mais alertas meteorológicos foram emitidos, pois a tempestade deve se mover para o norte.

    300 milímetros de chuva em oito horas

    Pelo menos 155 pessoas morreram em enchentes repentinas severas na Espanha, enquanto equipes de emergência correm para encontrar dezenas de desaparecidos.

    Na região mais afetada de Valência, ainda há desaparecidos.

    Vários locais no sul e leste da Espanha foram atingidos por até 300 mm de chuva em apenas algumas horas na terça-feira (30), no que marcou a pior precipitação em Valência em 28 anos, conforme a agência meteorológica estadual AEMET.

    Os serviços de emergência em Valência, na cidade de Málaga e Castela-La-Mancha, entre outras regiões, disseram que ainda estavam trabalhando para encontrar dezenas de desaparecidos.

    Emiliano García-Page, presidente do governo regional de Castela-La-Mancha, comparou o dilúvio ao rompimento de um dique. “Não foi uma chuva torrencial, foi como o rompimento de uma represa”, disse García-Page à emissora nacional espanhola TVE. “As pessoas estavam ligando [para números de emergência] chorando, pedindo ajuda e era quase impossível alcançá-las.”

    Um tribunal foi transformado em um necrotério temporário na capital regional, também chamada Valência, disseram autoridades locais, pois o número de mortos deve aumentar.

    Pelo menos 40 pessoas, seis das quais estavam em uma casa de repouso, morreram na cidade de Paiporta, em Valência, informou a agência de notícias estatal espanhola EFE, citando seu prefeito.

    Vídeos postados por várias agências de resgate na quarta-feira mostram ruas inteiras inundadas, pessoas presas em telhados e carros empilhados e capotados.

    Acredita-se que cerca de 1.200 pessoas ainda estejam presas em diferentes partes de uma rodovia em Valência, e 5.000 veículos estão bloqueados como resultado das águas da enchente, informou a EFE, citando a Guarda Civil da Espanha.

    Os trens foram suspensos na região de Valência, assim como outros serviços públicos importantes em outras regiões afetadas. Escolas, museus e bibliotecas públicas na região de Valência serão fechados nesta quinta-feira, segundo o governo local.

    Em Málaga, na região da Andaluzia, um britânico de 71 anos morreu de hipotermia, conforme o prefeito da cidade, Francisco de la Torre.

    *Com informações da Reuters

    Tópicos