Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Papa Francisco diz que Terra está “doente” em novo alerta sobre crise climática

    Pontífice pontuou que assunto exige ações "que não são apenas ecológicas, mas também sociais, econômicas e políticas"

    Joshua McElweeda Reuters

    O Papa Francisco pediu nesta sexta-feira (30) que as pessoas ao redor do mundo protejam melhor o meio ambiente. A fala acontece antes de uma viagem de 12 dias ao Sudeste Asiático, que acontecerá na próxima semana, na qual o pontífice deve pedir uma ação global sobre as mudanças climáticas.

    “Se medirmos a temperatura do planeta, isso nos dirá que a Terra está com febre. E está doente”, pontuou Francisco em uma mensagem de vídeo. “Devemos nos comprometer com a proteção da natureza, mudando nossos hábitos pessoais e comunitários”, adicionou.

    O Papa Francisco publica uma mensagem por vídeo todo mês para anunciar suas intenções de oração. A intenção para setembro é “pelo clamor da Terra”.

    O líder de 87 anos da Igreja Católica parte na segunda-feira (2) para visitar a Indonésia, Papua Nova Guiné, Timor Leste e Cingapura.

    Francisco enfatizou a importância das questões ambientais ao longo de seu papado. Cada um dos países em sua viagem, que acontecerá entre 2 e 13 de setembro, está enfrentando perigos do aquecimento global, incluindo o aumento do nível do mar, ondas de calor e tufões cada vez mais severos e imprevisíveis.

    No vídeo, o papa disse que as mudanças climáticas exigem ações “que não são apenas ecológicas, mas também sociais, econômicas e políticas”.

    “Os que mais sofrem com as consequências desses desastres são os pobres, aqueles que são forçados a deixar suas casas por causa de enchentes, ondas de calor ou secas”, destacou.

    Tópicos