Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Palestinos deslocados em Gaza relatam condições precárias de sobrevivência

    População palestina se encontra em meio a preços altos dos alimentos, crianças com fome e falta de saneamento

    Palestinos aguardam para receber alimentos em um ponto de doação de uma escola que abriga palestinos deslocados pelo conflito em Gaza
    Palestinos aguardam para receber alimentos em um ponto de doação de uma escola que abriga palestinos deslocados pelo conflito em Gaza Majdi Fathi/NurPhoto via Getty Images

    Kareem KhadderTim Listerda CNN

    Os palestinos deslocados em Gaza descreveram condições de vida restritas, preços altíssimos de alimentos, crianças passando fome e falta de saneamento básico.

    A CNN conversou por telefone com várias pessoas que tentam sobreviver em Rafah, no sul, para onde milhares de pessoas fugiram, apesar de já ser a parte mais densamente povoada de Gaza.

    “A maneira como estou conseguindo sobreviver é mendigando aqui e ali e aceitando a ajuda de qualquer um”, disse Abu Misbah, trabalhador da construção civil de 51 anos que tenta sustentar uma família de 10 pessoas.

    Ele relata que legumes e frutas eram inacessíveis e seus filhos pediam por laranjas, mas ele não tinha condições de comprá-las.

    “Nunca (passamos) por essa situação antes; éramos uma família de classe média”, disse ele. “Agora, desde a guerra, estamos comprando tâmaras, que costumávamos encontrar de graça em todos os lugares. Queremos uma solução para nosso sofrimento miserável”.

    Umm Omar, 50 anos, também está refugiada em Rafah e vive em uma barraca. Durante a trégua, sua família retornou brevemente para casa, mas encontrou todas as janelas e painéis solares quebrados e a cozinha destruída.

    “Somos nove pessoas em uma barraca de dois metros por um metro. Nós mesmos compramos essa barraca de camping; ninguém nos ajudou ou a forneceu”, disse ela.

    Omar disse que o grupo estava sobrevivendo com alimentos enlatados e estimou que a maioria era pelo menos quatro vezes mais caro do que antes da guerra. Também é difícil encontrar medicamentos.

    “A vida é difícil e humilhante; a palavra humilhante não chega nem perto de descrevê-la”, afirmou à CNN.

    Nos últimos dias, grandes grupos de civis em desespero por comida foram vistos cercando caminhões de ajuda que chegavam a Gaza em uma luta desesperada por ajuda.

    As Nações Unidas alertaram que a situação humanitária no sul de Gaza está se deteriorando. Ela alertou que o volume de ajuda que está entrando no enclave “continua lamentavelmente inadequado”.

    Veja também: Ataque ucraniano mata 10 pessoas na Rússia

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original