Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Países precisam apresentar metas de curto prazo, diz diretor do Pacto Global da ONU

    Diretor do Pacto Global da ONU no Brasil, Carlo Pereira afirmou à CNN que o país pode se beneficiar com discussões propostas na COP26

    Renata Souzada CNN

    Em São Paulo

    Os países devem aproveitar a Conferência do Clima (COP26) em Glasgow, na Escócia, para discutir o futuro climático de forma mais imediata, com metas que se cumpram em prazos menores que os atuais, afirmou o diretor-executivo do Pacto Global da ONU no Brasil, Carlo Pereira, em entrevista à CNN neste domingo (31).

    “Muito se fala do que se vai fazer, quando vai, estabelecendo metas de longo prazo. Precisamos que países e empresas apresentem metas de curto prazo baseadas na ciência e um plano de trabalho para o atingimento. Uma pessoa do primeiro escalão do governo brasileiro me disse que haverá a antecipação com relação à meta de desmatamento ilegal. Isso é muito esperado”, disse.

    “Essa discussão de uma economia de baixo carbono global é muitíssimo bem-vinda para o Brasil. Nossa matriz energética é muito limpa, por isso nossos produtos têm uma carga de carbono pequena. Não tem quem produza alumínio e aço com menor conteúdo de carbono que o Brasil. Ninguém tem mais florestas que a gente, mas precisamos apresentar o plano e cumprir”, afirmou Pereira.

    O diretor-executivo do Pacto Global da ONU no Brasil afirmou também que o país tem condições de fazer seu papel, se levar a sério a ideia.

    “Já fizemos uma redução massiva do desmatamento no passado, sabemos que dá para fazer. O que não dá é ter um aumento de desmatamento do ano passado para esse em plena pandemia, de 9,5%. Isso para uma mesa de negociação é muito ruim”, apontou.

    (Publicado por Daniel Fernandes)