Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Em demonstração de poder, Otan realiza sobrevoo em países membros da organização

    Megaoperação militar seria recado de Joe Biden a Vladimir Putin

    Nic Robertson , Da CNN

    Em uma mega-operação militar, aliados dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sobrevoaram os 30 países que compõem o grupo em uma ação conjunta que deixa a mensagem clara de demonstração de força para o presidente russo Vladimir Putin.

    O voo faz parte de grande missão da Otan, que envolve mais de 20 nações que participam da aliança. Ao acontecer a cerca de duas semanas antes da cúpula entre o presidente dos Estados Unidos Joe Biden com Vladimir Putin, é uma declaração oportuna do apoio à diplomacia do líder americano.

    O avião tanque tinha partido do sul da Inglaterra meia hora antes do reabastecimento. Tanto ele quanto o bombardeiro são da época da guerra fria  – e mais velhos do que a tripulação. Comandantes da Otan dizem que a missão é para demonstrar o que chamam de “Credibilidade de defesa comum” e “Melhora da prontidão”.

    Otan realiza sobrevoo em países membros da organização (05.jun.2021)
    Otan realiza sobrevoo em países membros da organização (05.jun.2021)
    Foto: Reprodução/CNN

    Para o capitão Todd Berglund e a tripulação, se trata de mais um dia como todos os outros. “Há um pouco mais de pressão, temos de estar em um determinado lugar na hora certa… Mas você sabe que fazemos isso com tanta frequência que se torna um padrão de hábito, então é apenas o que fazemos”, afirmou.

    “Vou me encontrar com o presidente Putin em algumas semanas em genebra e deixar bem claro que não vamos ficar parados e deixá-lo abusar desses direitos”, já avisou Biden. Não se sabe o quanto grandes missões da Otan como esta impactam Putin. Somente Biden terá a resposta quando encontra-lo, em Genebra. 

    Tópicos