ONU vota condenação da Rússia, agenda dos presidenciáveis e mais de 12 de outubro
Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) deve votar nesta quarta-feira (12) a condenação da Rússia pela anexação de territórios na Ucrânia
A votação na Assembleia-Geral da ONU sobre uma condenação da Rússia pela anexação de territórios ucranianos, e as agendas de campanha dos candidatos à Presidência estão entre os destaques desta quarta-feira (12).
ONU deve votar nesta quarta (12) a condenação de anexações feitas pela Rússia
Representantes das Nações Unidas começaram na segunda-feira (10) o debate sobre a resolução que condenaria os “chamados referendos ilegais” da Rússia e a “tentativa ilegal de anexação”.
No primeiro dia de assembleia, 107 dos 193 países-membros votaram a favor da realização de uma votação pública –e não secreta, como pediram os russos.
Em setembro, o presidente russo, Vladimir Putin, assinou a anexação de quatro regiões parcialmente ocupadas na Ucrânia: Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia. A anexação foi anunciada após autoridades apoiadas pela Rússia realizarem espécies de referendos nos territórios. A Ucrânia e aliados denunciaram os votos como ilegais e coercitivos.
Lula faz atos no Rio e em Salvador; Bolsonaro visita Santuário de Aparecida
O candidato do PT estará no Rio de Janeiro, onde realizará caminhada no Morro do Alemão, às 10h.
Em Salvador, capital da Bahia, o ex-presidente tem o seu primeiro compromisso às 16h, quando atende à imprensa. Às 16h30, realiza ato com apoiadores e políticos no clube Espanhol.
Bolsonaro começa o dia em Belo Horizonte, onde participa da inauguração da Cidade Mundial dos Sonhos de Deus, da Igreja Mundial do Poder de Deus, às 9h.
À tarde, ele visita o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior paulista, onde acompanha uma missa. Ele também rezará com apoiadores em frente à Basílica antiga de Aparecida.
À CNN, Biden diz que Putin “calculou significativamente mal” invasão da Ucrânia
O presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, disse em uma entrevista exclusiva à CNN nesta terça-feira (11) que acredita que o presidente russo Vladimir Putin é um “ator racional” que, no entanto, julgou mal sua capacidade de invadir a Ucrânia e reprimir seu povo.
“Acho que ele é um ator racional que calculou significativamente mal”, disse Biden a Jake Tapper, enquanto os bombardeios russos contra alvos civis na Ucrânia sinalizavam outro ponto de virada na guerra de meses.
Biden, seus altos funcionários e outros líderes ocidentais passaram os últimos meses debatendo que medidas Putin pode tomar enquanto suas tropas sofrem perdas embaraçosas no campo de batalha na Ucrânia. O próprio Biden alertou na semana passada que o risco de “Armageddon nuclear” estava em seu ponto mais alto em 60 anos.
Lula reafirma apoio a governador afastado; Bolsonaro diz ter “caminho asfaltado” no Congresso
Lula participou de carreata em Belford Roxo (RJ), ao lado de Waguinho, prefeito da cidade. Após o ato, ele concedeu entrevista à imprensa, em que chamou de “precipitada” a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de afastar o governador Paulo Dantas (MDB) por um suposto esquema de desvio de recursos para a contratação de funcionários fantasmas.
Bolsonaro teve compromissos no sul do país. Primeiramente, foi a Balneário Camboriú (SC), onde encontrou prefeitos, lideranças regionais e empresários. Durante a agenda, o presidente voltou a afirmar que as bancadas eleitas para a Câmara dos Deputados e Senado Federal vão permitir maior “eficiência” a seu segundo mandato, caso vença nas urnas no dia 30.
Cristo Redentor completa 91 anos nesta quarta-feira (12)
Uma das novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno e símbolo do Rio de Janeiro, a estátua do Cristo Redentor completa 91 anos nesta quarta-feira (12). Para celebrar a data, vários eventos são realizados desde o dia 9 até 22 de outubro.
Nesta quarta, a Santa Missa em Ação de Graças presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, será realizada pela manhã, às 7h. Em seguida, haverá o tradicional bolo comemorativo, preparado pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca). Outras missas e terços estão programados para o decorrer do dia.
Desde sua inauguração, o monumento recebe visitas de pessoas ilustres. O papa João Paulo II, Dalai Lama, Princesa Diana, Príncipe Charles e o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama com sua família já estiveram no alto do Corcovado.
Anualmente, cerca de 1,9 milhão de pessoas visitam o Cristo Redentor, entre brasileiros e estrangeiros. O impacto econômico da atração turística ultrapassa R$ 1,4 bilhão por ano, com arrecadação de R$ 192 mil em tributos.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.
*Publicado por Léo Lopes