ONU pede investigação após reportagem da CNN sobre ataque de Israel que matou família
Organização também cobra evidências de acusações contra funcionários da agência da ONU em Gaza
A Organização das Nações Unidas (ONU) está pedindo uma investigação sobre um ataque israelense que matou metade de uma família na Faixa de Gaza, depois que uma reportagem da CNN sobre o assunto foi publicada nesta quarta-feira (28).
“Pedimos uma investigação completa sobre o que foi relatado”, disse o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stephane Dujarric, nesta quarta, durante uma entrevista coletiva, em resposta a uma pergunta da CNN.
A ONU não tem informações próprias sobre o incidente, “mas precisam de ser investigadas”, destacou Dujarric, reiterando o apelo da organização a Israel para permitir mais jornalistas em Gaza.
ONU cobra provas contra agência em Gaza
O chefe da principal agência de ajuda da ONU na Faixa de Gaza, Philippe Lazzarini, afirmou à CNN que Israel ainda não forneceu provas para justificar as acusações de que membros do órgão participaram dos ataques do Hamas em 7 de outubro.
“Que eu saiba, até hoje, [não houve] nenhuma informação nova transmitida à UNRWA e às Nações Unidas”, disse o comissário-geral da organização a Christiane Amanpour, da CNN, em sua primeira entrevista individual desde que as acusações surgiram, em janeiro.
“Continuamos pedindo às autoridades israelenses que cooperem com a equipe de investigação para que possamos chegar a uma conclusão rápida”, pediu Lazzarini.