ONU diz que 61 caminhões entregaram suprimentos ao norte de Gaza no sábado (25)
Pausa nos combates possibilitou chegada de ajuda humanitária e libertação de reféns
A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que 61 caminhões entregaram alimentos, água e suprimentos médicos de emergência ao norte da Faixa de Gaza no sábado (25), o maior número de veículos a chegar ao norte da região desde os ataques do Hamas contra Israel, em 7 de outubro.
À medida que o segundo dia da trégua acontecia, 11 ambulâncias, três carros e um caminhão-plataforma foram para o Hospital Al-Shifa, na cidade de Gaza, para ajudar nas evacuações, disse o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários em comunicado.
Duzentos caminhões foram para a passagem de fronteira de Nitzana com o Egito, enquanto 187 entraram em Gaza por volta das 19 horas, no horário local, de acordo com a ONU.
Com isso, 129 mil litros de combustível também cruzaram para Gaza.
Em comunicado anterior, a Sociedade do Crescente Vermelho Palestino afirmou que recebeu 187 caminhões do Crescente Vermelho Egípcio no sábado e despachou o maior comboio de ajuda para a Cidade de Gaza e para a parte norte da região desde 7 de outubro.
A instituição ressaltou que o comboio estava “carregado com produtos alimentícios e não alimentícios, água, medicamentos para cuidados de saúde primários e suprimentos médicos de emergência, provenientes de ajuda que chegou através de Rafah (sábado), bem como de armazéns do Crescente Vermelho no sul”, acrescentando que distribuiu a ajuda com sucesso.
O Crescente Vermelho acrescentou que recebeu 1.946 caminhões de ajuda em Gaza desde 21 de outubro.