Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    ONU diz estar chocada com ataque russo a hotel usado como base humanitária em Zaporizhzhia 

    Denise Brown, coordenadora humanitária das Nações Unidas para a Ucrânia, afirmou que local apoiava pessoas afetadas pela guerra; Ministério da Defesa ressaltou que prédio também servia como acampamento infantil

    Local de um ataque de míssil russo em Zaporizhzhia, Ucrânia, em 10 de agosto.
    Local de um ataque de míssil russo em Zaporizhzhia, Ucrânia, em 10 de agosto. Viacheslav Ratynskyi/Reuters

    Yulia KesaievaRadina Gigovada CNN

    A coordenadora humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Ucrânia, Denise Brown, disse na quinta-feira (10) que estava em choque com o ataque da Rússia a um hotel em Zaporizhzhia que era usado como base principal para funcionários da ONU e membros de outras organizações humanitárias.

    “Estou chocada com a notícia de que um hotel frequentemente usado por funcionários das Nações Unidas e nossos colegas de ONGs que apoiam pessoas afetadas pela guerra foi atingido por um ataque russo em Zaporizhzhia”, disse ela em comunicado, chamando-o de “totalmente inadmissível”.

    Brown disse que ela e seus colegas ficaram no hotel durante suas visitas anteriores à região. O hotel serviu como base da ONU para a operação de evacuação de civis da fábrica de Azovstal em Mariupol no ano passado, acrescentou ela.

    “O número de ataques indiscriminados atingindo a infraestrutura civil, matando e ferindo civis, atingiu níveis inimagináveis ​​– esses ataques violam o direito humanitário internacional”, disse Brown.

    Ela pediu à Rússia que cumpra suas obrigações sob o direito humanitário internacional e pare imediatamente os ataques indiscriminados à Ucrânia.

    Acampamento infantil

    O hotel atingido é o local de um acampamento infantil que encerrou suas operações diárias cerca de uma hora antes do ataque, disse o Ministério da Defesa da Ucrânia.

    “Eles tinham como alvo crianças. O hotel Reikartz em Zaporizhzhia, que foi atingido por um ataque de mísseis por terroristas russos hoje [quinta-feira], é o local de um acampamento infantil para crianças de 6 a 13 anos”, twittou o ministério.

    “O acampamento funciona até as 18h todos os dias. O ataque foi iniciado às 19h. Uma pessoa foi morta e 16 ficaram feridas. Apenas um milagre do tempo salvou as crianças dos assassinos russos hoje.”

    Veja também: CNN Brasil vai à linha de frente da Guerra na Ucrânia

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original