OMS: Índia teve 38% dos casos globais de Covid-19 na semana passada
Novos dados representam um aumento de 52% nos casos indianos em comparação com a semana anterior
A Índia foi responsável por 38% dos casos globais do novo coronavírus na semana passada, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em sua atualização epidemiológica semanal, a OMS revelou que na semana anterior ao domingo (25), a Índia registrou 2.172.063 novos casos, o equivalente a 38% dos casos globais.
A OMS fez seus cálculos com base nos dados recebidos das autoridades nacionais a partir das 10h, horário da Europa Central, no domingo (25).
Isso representa um aumento de 52% nos casos indianos em comparação com a semana anterior.
“Pela terceira semana consecutiva, a região do Sudeste Asiático relatou os maiores aumentos relativos tanto na incidência de casos quanto de mortes”, disse a OMS em um comunicado ao lado dos dados.
A OMS disse que os “casos elevados” da Índia têm sido o “principal impulsionador” do aumento de casos na região do Sudeste Asiático.
[cnn_galeria id_galeria=”361634″ title_galeria=”OMS: Índia teve 38% dos casos globais de Covid-19 na semana passada”/]
A modelagem preliminar da OMS sugeriu que a variante B.1.617, que foi detectada pela primeira vez na Índia, “tem uma taxa de crescimento mais alta do que outras variantes circulantes na Índia, sugerindo um potencial aumento de transmissibilidade”.
Outros principais fatores de transmissão na Índia podem incluir “desafios em torno da implementação e adesão às medidas sociais e de saúde pública (PHSM) e reuniões sociais (incluindo reuniões em massa durante as celebrações culturais e religiosas e eleições)”, acrescentou a atualização.
A OMS disse que “são necessárias mais investigações para entender a contribuição relativa desses fatores”.
(Texto traduzido. Leia o original em inglês).