Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Oficiais suecos concluem que detonações causaram danos aos gasodutos Nord Stream

    Detonações causaram “danos extensos” aos gasodutos na zona econômica sueca, disse a Polícia de Segurança nesta quinta-feira (6)

    Livvy Dohertyda CNN

    A Polícia de Segurança sueca confirmou que “detonações” foram a fonte dos danos nos dois gasodutos Nord Stream, depois de concluir a investigação da cena do crime sobre vazamentos de gás que foram descobertos há mais de uma semana.

    As detonações causaram “danos extensos” aos gasodutos na zona econômica sueca, disse a Polícia de Segurança nesta quinta-feira (6), acrescentando que sua investigação reforçou “suspeitas de sabotagem grosseira”.

    As notícias dos vazamentos provocaram furor entre vários líderes europeus, que disseram que a sabotagem parecia ser a causa provável. No momento, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou os vazamentos nos gasodutos Nord Stream de “ato deliberado de sabotagem”, embora não tenha acusado diretamente Moscou pelos vazamentos.

    A Rússia, que construiu a rede, não descartou isso.

    Por que isso importa: ambos os gasodutos foram focos de uma crescente guerra energética entre as capitais europeias e Moscou, que atingiu as principais economias ocidentais, elevou os preços do gás e provocou uma busca por fontes alternativas de energia.

    De acordo com a polícia sueca, “certas apreensões” também foram feitas como parte da investigação e agora estão sendo revisadas e analisadas.

    Uma investigação contínua também mostraria se “alguém pode ser acusado e posteriormente processado”, disse o comunicado da polícia.

    Após a conclusão da investigação, os cordões ao redor do local foram levantados, confirmou o Ministério Público sueco em comunicado.

    Com informações de Chris Liakos, Allie Malloy e Maegan Vazquez, da CNN.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original