Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Obama parabeniza formatura de adolescente que tocou sua cabeça em foto icônica

    Imagem foi feita em 2009 na Casa Branca; Obama comemorou formatura de Jacob Philadelphia no ensino médio

    Rachel Janfazada CNN

    O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama foi ao Instagram na sexta-feira (27) para parabenizar Jacob Philadelphia, o menino que tocou a cabeça do ex-presidente em uma foto icônica na Casa Branca em 2009, durante sua formatura do ensino médio.

    Philadelphia, filho do então funcionário do Conselho de Segurança Nacional Carlton Philadelphia, tinha 5 anos quando visitou o Salão Oval e perguntou a Obama: “Seu cabelo é como o meu?” Obama então se abaixou e disse para ele tocar sua cabeça. “Sim, isso é praticamente o que eu tenho”.

    O momento foi capturado pelo fotógrafo da Casa Branca Pete Souza, e a foto, que Souza mais tarde chamou de “Hair Like Mine”, foi celebrada por destacar a importância da representatividade.

    Obama se reconectou com Philadelphia no Zoom antes da formatura do agora adolescente na Escola Internacional de Uganda.

    O menino, cujo pai mais tarde ingressou no Departamento de Estado, disse ao ex-presidente que planeja frequentar a Universidade de Memphis e estudar ciência política.

    “Acho que a visita à Casa Branca claramente inspirou você, espero”, disse Obama no vídeo. “Sim. Realmente”, respondeu Philadelphia.

    No vídeo publicado no Instagram, Obama também refletiu sobre a icônica imagem de 2009, que ficou pendurada na Ala Oeste por anos durante sua presidência.

    “Acho que essa foto representava uma das esperanças que eu tinha quando comecei a concorrer”, disse Obama.

    “Lembro-me de dizer a Michelle e alguns de meus funcionários, você sabe, acho que, se eu ganhasse, no dia em que tomei posse, jovens, principalmente afro-americanos, pessoas de cor, pessoas de fora, pessoas que talvez não se sentem pertencentes, eles olham para si mesmos de forma diferente. Ver uma pessoa que se parece com eles no Salão Oval. Isso falaria com crianças negras e crianças latinas e crianças gays e meninas – como eles poderiam ver o mundo se abre para eles”, disse o ex-presidente.

    Philadelphia também falou sobre o momento e como ele se lembra daquele dia no Salão Oval.

    “Quando eu era mais jovem, pensava que o presidente era apenas o chefe do meu pai. Não sabia o quão poderoso ele era”, disse no vídeo. “Eu era um pouco tímido e eu meio que me lembro de tocar seu cabelo e ele se elevando sobre mim. Esse foi um grande destaque da minha vida.”

    “É muito maravilhoso ver a representação no governo porque se eu conseguir ver outro homem negro no topo, estar nesse auge, então quero seguir essa liderança”, acrescentou.

    Tópicos