Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    O que se sabe sobre a explosão na ponte Kerch, que liga a Rússia à Crimeia

    Incidente no início deste sábado causou o colapso de partes da ponte mais longa da Europa e importante fluxo de combustível e de recursos para a Rússia

    Amy WoodyattAdrienne VogtMatt Meyerda CNN

    Em um grande golpe para a Rússia, pelo menos uma explosão danificou gravemente a ponte de Kerch que liga a península da Crimeia anexada à Federação Russa.

    A explosão no início deste sábado (8) causou o colapso de partes da ponte mais longa da Europa, de acordo com imagens e vídeos.

    A causa exata da explosão não é clara. Autoridades russas disseram que um caminhão de combustível explodiu, mas dois trechos da travessia na direção da Crimeia parecem ter desabado. Um incêndio posterior envolveu um trem de caminhões de combustível em uma parte separada da ponte.

    Imagens da ponte Kerch postadas nas redes sociais parecem mostrar que uma parte da estrada e da ponte ferroviária caiu nas águas. Chamas podiam ser vistas queimando de vagões acima.

    Três mortos: o Comitê de Investigação da Rússia diz que informações preliminares indicam que três pessoas morreram na explosão.

    Por que a ponte é importante? A ponte atravessa o Estreito de Kerch, que liga o Mar Negro ao Mar de Azov, onde ficam os principais portos ucranianos, incluindo Mariupol. Para a Rússia, a ponte simboliza a “reunificação” física da Crimeia com o continente russo. A ponte transporta grande parte das necessidades da Crimeia – como combustível e mercadorias – e tem sido usada regularmente para fornecer armas e combustível às forças russas.

    Consequências: As principais ligações de transporte entre a Rússia continental e a península anexada da Crimeia – incluindo ônibus e trens – foram suspensas após a explosão. As condições climáticas no Estreito de Kerch estão dificultando os planos da Rússia de usar balsas para chegar à Crimeia a partir de Krasnodar, segundo a mídia estatal russa.

    O que a Ucrânia disse? Autoridades ucranianas começaram a responder ao incêndio sem reconhecer diretamente que a Ucrânia foi responsável pela explosão. Entre as respostas, a Marinha das Forças Armadas da Ucrânia postou no Facebook: “Defesa aérea da Federação Russa, você está dormindo?” ao lado de um vídeo mostrando um trecho da estrada da ponte que havia sido completamente destruído.

    Em um breve post em sua conta oficial no Twitter, o Ministério da Defesa ucraniano reagiu à explosão, dizendo: “O cruzador de mísseis guiados Moskva e a Ponte Kerch – dois notórios símbolos do poder russo na Crimeia ucraniana – caíram. Qual é o próximo na fila, russos?”.

    / Google

    Qual é a resposta da Rússia? O presidente russo Vladimir Putin ordenou imediatamente uma “comissão governamental” para examinar a “emergência” da Ponte Kerch na Crimeia, informou a mídia estatal russa TASS, acrescentando que os chefes do Ministério de Situações de Emergência da Rússia e do Ministério dos Transportes estão agora no local do incidente.

    Autoridades russas sugerem que o problema foi causado por um caminhão que explodiu na ponte rodoviária.

    A porta-voz do comitê de investigação russo, Svetlana Petrenko, disse que o comitê “abriu um processo criminal sobre o incidente na ponte da Criméia. De acordo com informações preliminares, esta manhã um caminhão foi explodido na parte automobilística da ponte da Crimeia do Península de Taman [as pistas Oeste da ponte], que levou à ignição de sete tanques de combustível de um trem que viajava em direção à Península da Criméia”.

    “Como resultado, duas pistas de carros da ponte desabaram parcialmente”.

    O Comitê também expandiu sua declaração anterior de que um caminhão na ponte explodiu.

    De acordo com o Comitê de Investigação da Rússia, o proprietário do caminhão é residente do Krasnodar Krai, e ações investigativas foram iniciadas em seu local de residência. A rota de circulação do veículo e a documentação pertinente estão sendo estudadas, acrescentou o comitê.

    A CNN não conseguiu verificar a explicação russa para a explosão.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original