Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    O que acontece até o dia da posse de Joe Biden? Confira o cronograma

    A posse do presidente eleito Joe Biden acontece no dia 20 de janeiro de 2021

    O presidente eleito dos EUA, Joe Biden (07.nov.2020)
    O presidente eleito dos EUA, Joe Biden (07.nov.2020) Foto: Reprodução/CNN

    Análise por Zachary B. Wolf and Will Mullery da CNN

     

    O democrata Joseph Robinette Biden Jr., mais conhecido como Joe Biden, foi eleito o 46º presidente da história dos Estados Unidos neste sábado (7). Sua vice-presidente é a advogada Kamala Harris, primeira mulher e negra a cehgar até a Casa Branca.

    Uma linha do tempo mostra os mecanismos legais que vão do dia da eleição ao dia da posse, dia 20 de janeiro de 2021.

    Aqui está um cronograma do que acontece após o dia da eleição:

    • 4 a 23 de novembro: As cédulas pelo correio tiveram que ser postadas até 3 de novembro em todos os estados dos EUA, mas podem ser recebidas com atraso e ainda contadas em muitos estados.

    • 10 de novembro a 11 de dezembro: Estados certificam resultados eleitorais.

    • 8 de dezembro: De acordo com a Lei da Contagem Eleitoral, esta é a data em que os estados devem ter contado os votos, resolvido disputas e determinado o vencedor dos votos do colégio eleitoral. Os governadores devem criar certificados de apuração listando o vencedor da eleição e a lista de eleitores.

    • 14 de dezembro: votos eleitorais lançados. Na lei, esta data é a primeira segunda-feira após a segunda quarta-feira de dezembro. Este ano, cai em 14 de dezembro.

    • 23 de dezembro: Os votos eleitorais devem chegar a Washington. Os votos eleitorais certificados têm nove dias para ir de seus estados ao Capitólio.

    • 3 de janeiro: Membros da Câmara e novos membros do Senado prestam juramento de posse ao meio-dia. Este é o início oficial do 117º Congresso.

    • 6 de janeiro: Membros da Câmara e do Senado se reúnem na Câmara. O presidente do Senado (ou seja, o vice-presidente Mike Pence) preside a sessão e os votos eleitorais são lidos e contados em ordem alfabética por dois nomeados cada um pela Câmara e pelo Senado. Eles então dão suas contagens para Pence, que anuncia os resultados e escuta as objeções. Há 538 votos eleitorais – um para cada deputado e senador mais três para Washington, DC. Se nenhum candidato obtiver 270, os 435 membros da Câmara decidem a eleição. A Câmara tem até o meio-dia do dia 20 de janeiro para escolher o presidente. Do contrário, seria o vice-presidente ou a próxima pessoa elegível na linha de sucessão presidencial.

    • 20 de janeiro: Um novo presidente faz o juramento de posse ao meio-dia no dia da posse.

    Leia também: 

    Colégio Eleitoral é quem escolhe presidente nos EUA; saiba como funciona

    Como funciona a eleição nos EUA