Novas pesquisas mostram pouca mudança nas opiniões sobre Trump após nova acusação
Pesquisas também apontaram uma parcela significativa da população dos EUA preocupada com o fato de as acusações terem motivação política
Novas pesquisas da ABC News e da CBS News realizadas desde que a acusação federal de Donald Trump se tornou pública, sugerem que a maioria dos americanos vê um risco à segurança nas ações do ex-presidente e considera as acusações sérias.
No entanto, nenhuma das pesquisas sugere muita movimentação nas opiniões gerais sobre Trump, particularmente entre os republicanos.
Ambas as pesquisas também encontraram uma parcela significativa preocupada com o fato de as acusações terem motivação política, embora essa visão seja em grande parte impulsionada pelos republicanos.
De acordo com uma pesquisa da ABC News/Ipsos, realizada de 9 a 10 de junho, 61% dos americanos disseram que as acusações federais que Trump enfrenta são muito ou um pouco sérias, enquanto 28% disseram que não são sérias. A maioria dos democratas (91%) e independentes (63%) disse que as acusações são graves, enquanto 38% dos republicanos pensam da mesma forma.
Cerca de metade dos entrevistados disseram que viam as acusações contra Trump como politicamente motivadas (47%), enquanto 37% não viam e 16% disseram que não tinham certeza. A maioria dos republicanos considerou as acusações políticas (80%), enquanto a maioria dos democratas (71%) disse que não tinham motivação política.
31% dos entrevistados disseram ter uma visão favorável de Trump, semelhante à posição dele em outra pesquisa da ABC/Ipsos (29% favorável em uma pesquisa realizada de 31 de março a 1º de abril).
A pesquisa CBS News/YouGov descobriu que 69% dos americanos acham que seria um risco à segurança se Trump “tivesse documentos sobre sistemas nucleares ou planos militares dos EUA em sua casa depois de deixar o cargo”, enquanto 31% disseram que não seria um risco.
No entanto, o público está dividido sobre se o risco à segurança nacional (38%) ou as motivações políticas por trás da acusação (38%) são uma preocupação maior, com 23% dizendo que estão preocupados com ambas as questões.
De acordo com a pesquisa da CBS, entre os prováveis eleitores republicanos nas primárias, muito menos viram a possível posse de documentos nucleares e militares por Trump como um risco à segurança (apenas 38% disseram isso).
Em contraste, 76% disseram que as motivações políticas eram um problema maior do que o risco à segurança nacional, 12% disseram que estavam mais preocupados com a segurança e 12% disseram que ambos.
Apenas 7% dos prováveis eleitores primários do Partido Republicano disseram que a acusação provavelmente pioraria sua visão de Trump, enquanto 61% disseram que era improvável que mudasse sua visão do ex-presidente, e 14% disseram que poderia mudar para melhor.