Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Novas imagens mostram avanço de tropas russas próximo à fronteira da Ucrânia

    Imagens divulgadas nesta quarta-feira (23) mostram uma série de novos avanços das forças russas, especialmente dentro e ao redor da região de Belgorod

    Lourival Sant'Annada CNN

    Novas imagens aéreas mostram o avanço das tropas da Rússia rumo à fronteira com a Ucrânia. Nesta quarta-feira (23), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, declarou que a Rússia aprovou uma ofensiva contra o país.

    As imagens de satélite divulgadas hoje são da empresa Maxar Technologies, e mostram uma série de novos avanços das forças russas, especialmente dentro e ao redor da região de Belgorod, cidade russa adjacente à fronteira ucraniana.

    A empresa Maxar fez a interpretação das imagens e disse que muitas dessas mobilizações vistas nesta quarta estão a 16 quilômetros da fronteira com a Ucrânia e a menos de 80 quilômetros de Kharkiv, uma importante cidade ucraniana com mais de 1 milhão de habitantes.

    Kharkiv, que fica no leste da Ucrânia, é vista pela primeira vez como um possível alvo das forças militares russas.

    A empresa de tecnologia Maxar também confirmou que a maioria das tropas e equipamentos está mobilizada no terreno, em formação, não são mais tropas que chegaram, estão em formação militar em áreas agrícolas.

    Entenda o conflito

    Após meses de escalada militar e intemperança na fronteira com a Ucrânia, a Rússia está aumentando a pressão sobre seu ex-vizinho soviético, ameaçando desestabilizar a Europa e envolver os Estados Unidos.A Rússia vem reforçando seu controle militar em torno da Ucrânia desde o ano passado, acumulando dezenas de milhares de tropas, equipamentos e artilharia nas portas do país. A mobilização provocou alertas de oficiais de inteligência dos EUA de que uma invasão russa pode ser iminente.

    Mapa da Ucrânia
    Mapa da Ucrânia com destaque para as regiões de  Foto: Reprodução/CNN Brasil

    Nas últimas semanas, os esforços diplomáticos para acalmar as tensões não chegaram a uma conclusão. Foi reconhecida pelo presidente russo Vladimir Putin, na segunda-feira (21), a independência de Donetsk e Luhansk, duas áreas separatistas ucranianas.A escalada no conflito de anos entre a Rússia e a Ucrânia desencadeou a maior crise de segurança no continente desde a Guerra Fria, levantando o espectro de um confronto perigoso entre as potências ocidentais e Moscou.