Nova York quer proibir uso de máscaras faciais; entenda
Prefeitura diz que objetivo da medida é garantir que criminosos sejam levados à justiça
Usar máscaras em público pode se tornar ilegal na cidade de Nova York.
O prefeito da cidade Eric Adams está apoiando a nova proibição de máscaras faciais no condado vizinho, Nassau, e pressionando por uma lei semelhante na capital do estado de Nova York.
Adams tem sido um defensor declarado da proibição de máscaras em certas situações – com exceções para a saúde – e renovou sua posição na sexta-feira (16).
“Acredito na proibição de máscaras usadas por motivos não relacionados à saúde”, disse o prefeito no “The Reset Talk Show”.
Adams disse que algo precisa ser feito em relação a criminosos, manifestantes e desordeiros que usam máscaras para esconder o rosto.
“Porque quando você não consegue ver o rosto de alguém, os olhos de alguém, leva muito tempo para levar essa pessoa à justiça”, disse ele.
Um porta-voz de Adams disse que a questão da máscara avançaria com a cidade e o estado trabalhando juntos para estabelecer o caminho legal correto.
Já a governadora do estado, Kathy Hochul, expressou apoio a uma lei estadual de máscaras.
A vereadora Inna Vernikov anunciou recentemente uma resolução “Desmascarar o Ódio”, que apoia propostas na legislatura estadual que criminalizariam a ocultação de características faciais durante a participação em reuniões legais ou ilegais.
Vernikov disse que as leis atuais que permitem máscaras são reações desatualizadas à pandemia de Covid.
Onde as máscaras são proibidas no condado de Nassau?
No condado de Nassau, agora é contravenção usar cobertura facial para esconder a identidade em público.
A violação da nova lei é punível com até um ano de prisão e multa de US$ 1.000. Há exceções por motivos de saúde ou religiosos.
O executivo do condado, Bruce Blakeman, chamou isso de lei de bom senso.
“Tire a máscara. Não seja covarde”, disse Blakeman na assinatura do projeto. “Este é um projeto de lei que vai proteger o público.”
A União das Liberdades Civis de Nova York denunciou a lei, que entrou em vigor em 14 de agosto.
“Os funcionários do condado de Nassau deveriam salvaguardar os direitos e liberdades, e não marcar pontos políticos às custas dos nova-iorquinos”, disse a organização de direitos civis.
Os policiais do condado de Nassau estão sendo treinados para fazer cumprir a proibição das máscaras.
Governo Milei propõe redução da maioridade penal para 13 anos na Argentina