Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nova York pinta ‘Vidas Negras Importam’ em frente à Trump Tower

    É a segunda vez que a frase é pintada perto de locais ligados ao presidente dos EUA; em junho, foi em rua perto da Casa Branca

    Brian Ries e Scottie Andrew, da CNN

    A cidade de Nova York está pintando um mural que diz Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) em frente à Trump Tower, em Manhattan.

    Funcionários da prefeitura começaram a pintar um pedaço da Quinta Avenida, bem em frente à sede da Trump Organization, na manhã desta quinta-feira (9). O prefeito Bill de Blasio havia autorizado o mural em amarelo brilhante mais cedo neste mês.

    O prefeito arregaçou as mangas e pintou um pouco do mural também, equipado com uma máscara, ao lado do reverendo Al Sharpton, líder da luta por direitos civis.

    “O presidente Trump disse que estaríamos depreciando o luxo da Quinta Avenida. Deixe-me dizer a vocês: não estamos depreciando nada, estamos libertando a Quinta Avenida, elevando-a”, disse De Blasio em resposta à publicação de Trump no Twitter na última semana, criticando De Blasio por “depreciar” a área.

    O prefeito Bill de Blasio ajuda a pintar mural que diz Black Lives Matter
    O prefeito Bill de Blasio (de azul no centro) ajuda a pintar mural que diz Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) do lado de fora da Trump Tower, em Nova York
    Foto: Reprodução/Twitter @NYCmayor (9.jul.2020)

    De Blasio continuou: “quem construiu esta cidade, esta nação e nunca recebeu nenhum reconhecimento… Quando dizemos que vidas negras importam, não há declaração mais americana, mais patriota, porque não há Estados Unidos sem os Estados Unidos negro. Estamos reconhecendo a verdade em nós mesmos e no país. Ao dizer que vidas negras importam, estamos corrigindo um erro”, disse.

    Leia também:

    No Monte Rushmore, Trump diz que retirar monumentos é ‘apagar história’ dos EUA

    Trump classifica expressão ‘Vidas Negras Importam’ como ‘símbolo de ódio’

    O presidente Donald Trump se irritou com o plano após ser anunciado pela prefeitura da cidade mais cedo neste mês.

    Ele disse que as palavras “vidas negras importam” são um símbolo de ódio e sugeriu que a polícia poderia bloquear o trabalho. “Talvez nossa grande polícia, que foi neutralizada e desprezada por um prefeito que a odeia e desrespeita, não deixará que esse símbolo de ódio seja afixado na maior rua de Nova York. Em vez disso, gaste esse dinheiro combatendo o crime!”.

    A CNN entrou em contato com a Trump Organization para comentar o tema.

    O mural marca a segunda vez que as palavras aparecem em letras garrafais fora de uma das casas de Trump; a prefeita de Washington pintou os termos em um grande mural em uma rua próxima da Casa Branca no mês passado.

    A pintura não agradou a todos os apoiadores do movimento Vidas Negras Importam.

    Após a finalização do mural de Washington, a seção local da Rede Global Black Lives Matter a descreveu como “uma distração performática das mudanças reais nas diretrizes”. Os manifestantes têm pedido repetidamente aos líderes locais que cortem os orçamentos das polícias, algo que a prefeita de Washington, Muriel Bowser, foi contra.

    A Câmara de Vereadores de Nova York votou neste mês por uma redução no orçamento da polícia local, o que não satisfez os apoiadores da ideia, uma vez que duas novas turmas policiais se juntaram à corporação e novas contratações estão suspensas no Departamento de Educação.

    (Com informações de Jamie Wiener, Sarah Jorgensen, Polo Sandoval, Kevin Liptak e Kristen Holmes, da CNN. Texto traduzido, leia o original em inglês)

    Tópicos