Nova York exigirá certificado de vacina para trabalhadores do setor privado
Moradores da cidade também precisam apresentar comprovante com as duas doses para circularem em restaurantes
Todos os empregadores do setor privado na cidade de Nova York agora serão obrigados a comprovar a vacinação contra a Covid-19 até 27 de dezembro, anunciou o prefeito da cidade, Bill De Blasio, na segunda-feira. Os funcionários do setor público já estavam sujeitos aos comprovantes.
No anúncio da nova mudança, comunicada à rede de televisão MSNBC, o prefeito disse que todos os que trabalham na cidade estarão sujeitos aos comprovantes. “Quanto mais amplo for, maior a probabilidade de os funcionários dizerem que está bem, está na hora de fazer isso. Porque você não pode pular de um setor para outro ou de uma empresa para outra. É algo que precisa ser universal para proteger a todos nós”, disse De Blasio.
As crianças de 5 a 11 anos na cidade de Nova York agora também terão que mostrar prova de pelo menos uma foto antes de ter acesso a restaurantes internos, atividades físicas e entretenimento. Os adultos serão obrigados a comprovar as duas doses para circulação nessas áreas.
Blasio disse estar confiante de que a decisão dos comprovantes será mantida no tribunal. “Nosso comissário de saúde estabeleceu uma série de mandatos. Eles ganharam em tribunais, tribunais estaduais e federais todas as vezes. E é porque eles são universais e consistentes. E eles tratam de proteger o público agora de um perigo claro e presente”, finalizou. O prefeito deve dar uma entrevista coletiva à imprensa dos EUA, amanhã às 11h, horário de Brasília;