Nova Delhi vai tentar espantar macacos que circulam pela cidade durante cúpula do G20; entenda
Autoridades da Índia colocaram papelões em tamanho real de primatas grandes para deixar os rhesus longe do local da reunião
As autoridades na Índia estão determinadas a manter um controle sobre os macacos que circulam pela cidade antes da chegada dos líderes mundiais na próxima semana, colocando recortes em tamanho real de langures furiosos em toda a capital para dissuadir primatas menores e incômodos de causar estragos ou monopolizar os holofotes.
A Índia se prepara para receber os líderes dos países do Grupo dos 20 (G20) em Nova Delhi no próximo fim de semana, incluindo o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.
Os pequenos macacos rhesus são encontrados por toda a capital, correndo pelas estradas, saltando entre os telhados, causando incômodo geral e ocasionalmente atacando pedestres inesperados.
À medida que o governo embarca numa grande campanha de embelezamento, pintando paredes recentemente, plantando árvores e colocando flores coloridas em áreas-chave da cidade, as autoridades de Nova Delhi tomaram medidas para garantir que os animais não arruínem esses esforços.
Entra em cena o langur – ou pelo menos os recortes de papelão de langures – e os homens treinados para soar como os primatas maiores.
“[Os macacos] não querem chegar perto dos grandes recortes dos langures porque ficam assustados”, disse Satish Upadhyay, vice-presidente do Conselho Municipal de Nova Delhi, à agência de notícias indiana ANI.
Upadhyay acrescentou que também mobilizaram entre 30 e 40 homens que podem imitar os sons dos langures para fazer com que os macacos rhesus pensem que estão por perto.
O conselho também deixou comida para os macacos nas áreas florestais para encorajá-los a permanecer lá, acrescentou.
Veja também: G20 se reúne na próxima semana com ausência de Putin e Xi Jinping
Os macacos são reverenciados na Índia, de maioria hindu, e os programas de abate de animais selvagens já se mostraram extremamente controversos. Daí a necessidade de soluções mais humanas.
O macaco langur é muito maior e mais agressivo do que o macaco rhesus menor e tem sido usado há muito tempo pelas autoridades para espantar gangues de saqueadores.
Langures vivos foram alugados e colocados em serviço quando os Jogos da Commonwealth foram realizados em Nova Delhi, em 2010, informou a agência de notícias Reuters.
Grande parte do centro de Nova Delhi será interrompida para o G20, com uma enorme operação para manter os líderes globais a circular livremente entre os hotéis e locais de reuniões.
Outdoors anunciando a reunião de cúpula e apresentando o rosto do primeiro-ministro Narendra Modi foram colocados nas esquinas de muitas ruas, enquanto a presença da polícia e da segurança deverá aumentar nos dias que antecedem a reunião.