Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nova ajuda militar dos EUA à Ucrânia já está no campo de batalha, diz Casa Branca

    Ucranianos afirmam que equipamento é crucial para defesa do país

    Veículo ucraniano na região de Donetsk
    Veículo ucraniano na região de Donetsk 5/3/2024 REUTERS/Oleksandr Ratushniak

    Da Reuters

    A assistência militar dos Estados Unidos referente a um projeto de lei multibilionário aprovado pelo Congresso americano no mês passado já está na Ucrânia, disse o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, nesta segunda-feira (13).

    O Congresso autorizou US$ 60,8 bilhões de dólares em várias formas de ajuda à Ucrânia, e a Casa Branca se comprometeu a enviar as armas rapidamente.

    “Não quero sugerir que todos os bilhões de dólares em equipamentos estejam no campo de batalha. Mas o que você verá é um fluxo constante [de envio] semana após semana. Não é como se tivéssemos que esperar até o futuro antes que os materiais comecem a ser entregues”, destacou Sullivan.

    Novos ataque em Kharkiv

    A Rússia iniciou uma ofensiva terrestre no norte da região ucraniana de Kharkiv nesta segunda-feira (13), atacando novas áreas com pequenos grupos de assalto para tentar ampliar a frente de batalha e dispersar as forças ucranianas, disse o governador regional.

    As tropas de Moscou entraram na Ucrânia perto de sua segunda maior cidade, Kharkiv, na sexta-feira (10), abrindo uma nova frente no nordeste. Há quase dois anos, a guerra tem acontecido em grande parte no leste e no sul do país.

    Assim, esse avanço pode espalhar militares já esgotados de Kiev que estavam leste, onde a Rússia tem avançado lentamente.

    “O inimigo está tentando ampliar deliberadamente [a linha de frente], atacando em pequenos grupos, mas em novas direções, por assim dizer. A situação é difícil”, destacou o governador Oleh Syniehubov em comentários televisionados.