Nossa aliança é com os Estados Unidos, não com Trump, diz Ernesto Araújo
'A gente entende isso como algo para ficar e não só para o momento que estamos vivendo', disse o ministro das Relações Exteriores
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse em entrevista à CNN que a boa relação que o governo constrói com os Estados Unidos pretende ser duradoura, não atrelada apenas a uma gestão.
“A aliança que estamos construindo é com os EUA e não com Trump. A gente entende isso como algo para ficar e não só para o momento que estamos vivendo”, disse.
Araújo também falou sobre o histórico acordo de paz entre Israel e Emirados Árabes Unidos e a vacina contra a Covid-19.
Leia também
Brasil deve autorizar testes clínicos com mais uma vacina contra a Covid-19
Brasil registra 1.262 mortos e 60.091 novos infectados pela Covid-19 em 24 horas
Sobre o acordo entre Israel e Emirados Árabes, Araújo classificou como “histórico” o acordo e disse que é fruto de uma nova visão dos países árabes com Israel. “Um ponto fundamental nesta nova dinâmica é o reconhecimento que uma das premissas dos acordos deve ser a existência de Israel.”
Ernesto ressaltou também que “é preciso pensar nas aspirações do povo palestino”.
Vacina
Questionado sobre as vacinas para a Covid-19 e da politização criada em torno do tema, Araújo não se estendeu no assunto e disse que o “importante é que as vacinas funcionem”, e disse que o ideal seria evitar o “clima de disputa” que envolve a corrida mundial pela vacina contra o novo coronavírus.
(Edição: Paulo Toledo Piza).