Noruega fecha fronteiras e portos para veículos e navios de carga russos
Proibição não incluirá embarcações de pesca, de busca e salvamento ou de pesquisa
A Noruega disse que está seguindo o quinto pacote de sanções da União Europeia contra a Rússia e vai proibir o transporte rodoviário russo e impedir que navios russos atraquem.
Em um comunicado nesta sexta-feira (29), Anniken Huitfeldt, o ministro norueguês das Relações Exteriores, disse: “Sabemos que as sanções funcionam melhor quando vários países concordam com elas” e “com isso, estamos implementando o quinto e último pacote de sanções da UE”.
“As sanções são nosso meio mais importante de pressão contra o regime russo” e é “crucial que estejamos com a UE e outros países para continuar a enfraquecer a capacidade da Rússia de financiar a guerra na Ucrânia”, disse ela.
Um comunicado de imprensa do governo norueguês anunciou que, a partir de 7 de maio, “haverá uma proibição de escalas portuárias para navios de bandeira russa”, incluindo navios comerciais, iates, algumas embarcações de recreio e embarcações de recreio.
Devido ao acordo especial entre a Noruega e a Rússia sobre a gestão e conservação dos estoques de peixes no Mar de Barents, a proibição não incluirá embarcações de pesca, de busca e salvamento ou de pesquisa, de acordo com o comunicado à imprensa.
“A proibição do transporte rodoviário de mercadorias se aplicará às empresas de transporte estabelecidas na Rússia e será aplicada imediatamente”, acrescentou o comunicado à imprensa.
A União Europeia adotou uma quinta rodada de sanções contra a Rússia em 8 de abril.
A Noruega faz parte do Espaço Econômico Europeu, que dá ao país acesso ao mercado interno da União Europeia, mas o país não precisa adotar a política externa da UE ou regras sobre justiça e assuntos internos.