Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    No Michigan, Trump dá início a sprint final de campanha a dois dias da eleição

    Presidente dos EUA fará dez comícios ao longo de dois dias nos estados mais cruciais para corrida eleitoral

    Reuters



     

    A dois dias da eleição, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou neste domingo (1º) um sprint final de campanha por vários estados vitais nas pesquisas, começando por Michigan, que será crucial para o resultado eleitoral, em um esforço para contrariar as pesquisas e derrotar o desafiante democrata Joe Biden.

    Com o objetivo de evitar se tornar o primeiro presidente em exercício a perder a reeleição desde o colega republicano George H. W. Bush em 1992, Trump tem uma agenda frenética para este domingo, com paradas planejadas também em Iowa, Carolina do Norte, Geórgia e Flórida. Biden deve fazer campanha na Pensilvânia.

    O atual presidente tem 10 comícios planejados —cinco por dia— entre domingo e segunda-feira (2), o trecho mais ocupado da campanha, com aparições na Carolina do Norte, Pensilvânia, Wisconsin e Michigan novamente. 

    Leia também:

    Pesquisa CNN: No fim da campanha, Biden lidera no Michigan e Wisconsin

    Trump não garantiu transição presidencial pacífica, mas ela já está em andamento

    Donald Trump fala a apoiadores em comício em Washington, MIchigan
    Donald Trump fala a apoiadores em comício em Washington, MIchigan
    Foto: CNN (1º.nov.2020)

    Em meio a rajadas de neve em Washington, cidade ao norte de Detroit, Trump usava seu boné vermelho com as palavras “Make America Great Again” enquanto falava a uma multidão barulhenta em uma manhã fria e agitada.

    Depois que a multidão gritou em voz alta “Nós te amamos”, Trump respondeu: “Eu também amo vocês. Se não amasse, não estaria aqui pois está congelando.”

    A liderança nacional de Biden sobre o presidente republicano permaneceu relativamente estável nos últimos meses, enquanto persiste a crise de saúde pública. O ex-vice-presidente está à frente com 51% contra 43% para Trump na última pesquisa Reuters/Ipsos realizada entre os dias 27 e 29 de outubro.

    Trump enfrenta o que parecem ser caminhos conturbados para a reeleição. As pesquisas mostram que ele está muito próximo de Biden em estados vitais que seriam suficientes para conferir-lhe os 270 votos do Colégio Eleitoral estadual necessários para alcançar o segundo mandato.

    Os governadores democratas do Michigan, Pensilvânia e Wisconsin disseram estar confiantes com as chances de Biden nesses estados. O governador republicano de Ohio previu que Trump venceria por lá por alguns pontos percentuais. 

    Biden vai passar o domingo e a segunda-feira na Pensilvânia, o estado em que nasceu, com eventos na Filadélfia e Pittsburgh. Ele também acrescentou uma parada em Ohio na segunda, indicando que a campanha acredita em uma possível vitória por lá.