Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Em desfile militar, Putin diz que “operação” na Ucrânia foi ação “preventiva”

    Nas comemorações do "Dia da Vitória" em Moscou, presidente russo afirmou que está "lutando pela segurança da Rússia"

    Da CNN

    São Paulo

    No aguardado desfile militar do “Dia da Vitória” em Moscou, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que a “operação militar especial” na Ucrânia foi “a decisão certa na hora certa”.

    “A Rússia deu uma resposta preventiva à agressão, com uma decisão forçada e soberana. A operação militar especial era necessária e foi a decisão certa na hora certa”, declarou Putin na Praça Vermelha, preenchida por dezenas de fileiras militares em celebração dos 77 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

    Segundo o líder russo, os países do Ocidente “estavam preparando uma invasão do nosso território” e acusou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de criar “ameaças em nossas fronteiras”. “O Ocidente não queria ouvir a Rùssia, tinha outros planos”, afirmou.

    Em seu discurso de pouco mais de 11 minutos, Putin não fez nenhuma avaliação do progresso russo na Ucrânia, e nem deu indicação do quanto tempo mais o conflito deve se estender.

    O presidente russo afirmou que está “lutando pela segurança da Rússia” atualmente. “Nosso dever é preservar a memória daqueles que derrotaram o nazismo. Tropas russas e forças voluntárias de Donbass estão lutando pela sua terra. Prometo ajudar as famílias dos soldados russos mortos e feridos”, disse ele.

    Putin encerrou seu discurso com um grito de guerra aos soldados reunidos: “Pela Rússia. Pela vitória. Viva!”.

    Mau tempo

    A parte aérea do desfile do Dia da Vitória em Moscou foi cancelada por causa do mau tempo, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, à agência de notícias estatal RIA.

    A cerimônia teria 77 aeronaves sobrevoando a Praça Vermelha de Moscou, comemorando o 77º aniversário da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

    Com informações da Reuters