Negociações entre Ucrânia, Rússia, Turquia e ONU sobre grãos começam em Istambul
Informações foram dadas pelo Ministério da Defesa turco nesta quarta-feira (13)
As negociações entre Ucrânia, Rússia, Turquia e a Organização das Nações Unidas (ONU) começaram em Istambul, disse o Ministério da Defesa turco em comunicado nesta quarta-feira (13).
“A reunião de quatro partes entre as delegações militares dos ministérios da defesa da Turquia, da Federação Russa e da Ucrânia e a delegação das Nações Unidas sobre o embarque seguro de grãos esperando nos portos ucranianos por mar começou no Kalender Kosk”, disse.
Um pouco mais de contexto: a Ucrânia espera acelerar as exportações de grãos por meio das rotas reabertas do rio Danúbio em meio ao bloqueio da Rússia aos principais portos do Mar Negro.
A fila de barcaças atualmente esperando para navegar pelo rio Danúbio e carregar grãos em um dos portos fluviais da Ucrânia levará várias semanas para ser liberada, disse o primeiro vice-ministro de Política Agrária e Alimentos, Taras Vysotsky, em um discurso televisionado nesta quarta-feira.
“Uma fila de cerca de 90 barcaças se formou na área do rio Danúbio por vários meses e continuará por várias semanas”, disse Vysotsky.
“Graças ao lançamento de Snake Island, o rendimento adicional é de quatro a cinco navios por dia.”
“Esta rota não é capaz de compensar os volumes que exportamos pelos nossos portos do Mar Negro”, acrescentou.
Cerca de 80% das exportações de grãos da Ucrânia foram enviados dos portos do Mar Negro do país antes da invasão da Rússia.